Primeiro encontro reuniu professores do Atendimento Educacional Especializado de várias regiões do estado 

A Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco (SEE) deu início ao ciclo formativo 2025 da educação inclusiva. Realizado de 19 a 23 de maio, em Gravatá, o encontro reuniu professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) para momentos de escuta, formação e troca de experiências. 

Participaram profissionais das Gerências Regionais de Educação (GREs) Recife Sul, Metropolitana Sul, Mata Norte, Metropolitana Norte, Agreste Centro Norte, Vale do Capibaribe e Mata Sul. A programação discutiu o tema “Construindo uma escola para todos: práticas transformadoras para uma educação inclusiva e equitativa”.

Durante o evento, palestras abordaram temas como o autismo, a deficiência intelectual e a surdez, promovendo reflexões sobre práticas pedagógicas inclusivas e acessibilidade no ambiente escolar. Também foram realizadas oficinas práticas sobre tecnologia assistiva, produção de materiais pedagógicos acessíveis e estratégias de fortalecimento da participação da família no processo educativo. 

O encontro ainda abriu espaço para rodas de conversa e momentos de integração entre os participantes, fortalecendo o compromisso com uma educação para todos. Segundo a gerente de Políticas Educacionais de Educação Inclusiva, Sunnye Rose, “essa ação é fundamental para garantir que cada profissional da rede esteja preparado para enfrentar os desafios diários da inclusão escolar, promovendo práticas mais humanas, acolhedoras e transformadoras”.

Nos próximos encontros, o ciclo será ampliado para intérpretes e instrutores de Libras, brailistas e profissionais de apoio escolar. A formação é realizada pela  Gerência de Políticas Educacionais de Educação Inclusiva (GEI), da secretaria executiva de Desenvolvimento da Educação (Sede).