Participam da formação professores e analistas educacionais da Rede Estadual de Ensino

A Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE), por meio da Gerência de Políticas Educacionais de Direitos Humanos e Cidadania (GEDHC), está promovendo o curso de Aperfeiçoamento em Educação em Direitos Humanos. A sexta disciplina da formação foi ministrada nesta quinta e sexta-feira (7 e 8), no Recife. Participaram do momento cerca de 60 professores e analistas educacionais da Rede Estadual de Ensino. 

A disciplina “Projeto de Ação em Educação em Direitos Humanos” foi ministrada pelas professoras Dra. Ana Claudia Rocha Cavalcanti e Mª. Sulamita Bernardo de Albuquerque, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Por meio de uma exposição dialogada, as docentes apresentaram situações concretas de violências no ambiente escolar. A partir disso, os cursistas se dividiram em grupos para elaborar um plano de intervenção. As sugestões serão socializadas no encerramento do curso e, posteriormente, publicadas em uma coletânea.

“O objetivo do curso é fortalecer a atuação dos educadores da rede na promoção de um ambiente escolar que respeite os direitos humanos e combata as diversas formas de violência. Até agora, já realizamos seis disciplinas, abordando aspectos essenciais para construir uma escola inclusiva e segura. A participação dos educadores tem sido excepcional, com trocas valiosas e propostas concretas para aplicar planos de intervenção em suas escolas, o que reflete o compromisso da nossa rede com a transformação do ambiente escolar”, avalia Cledson Lima, gerente da GEDHC. 

Com sete disciplinas e carga horária de 180h, o curso é realizado em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos da UFPE. As atividades foram iniciadas em agosto e vão até dezembro.