Mobilização reuniu funcionários terceirizados da pasta que ainda não concluíram a educação básica

Em uma ação especial, a Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco (SEE) mobilizou, nesta terça-feira (08), funcionários terceirizados da SEE, que ainda não concluíram a educação básica, para um momento de escuta, incentivo e retorno aos estudos por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O evento foi realizado no auditório da Sede da SEE, no bairro da Várzea, Zona Oeste do Recife, e contou com  a participação de técnicos das gerências vinculadas à SEDE.

A ação está ligada à campanha de matrículas da modalidade EJA para o 2º semestre de 2025, que é dividida em duas etapas. A primeira começa estimulando quem cuida e auxilia na construção da educação pública, os servidores terceirizados. Já na segunda fase, a iniciativa ganha as ruas, em locais como as feiras livres, comunidades e outros espaços públicos. Serão distribuídos folders e realizadas mobilizações específicas incluindo os públicos da EJA Campo, Quilombola e Indígena, tudo organizado e monitorado pelas GREs. A campanha acontecerá entre os dias 07 a 11 de julho em todas as gerências regionais.

Fotos: Demison Costa

Estiveram presentes no evento o secretário de Educação, Gilson Monteiro; a secretária de Desenvolvimento da Educação (SEDE), Ana Lúcia Barbosa; a gerente da Gerência de Políticas Educacionais de Jovens Adultos e Idosos (GEJAI), Jeane Lima; a gerente da Gerência de Políticas Educacionais do Campo (GEPEC), Waldênia Leão; e o gerente da Gerência de Políticas Educacionais Indígenas (GEI), Valdemir Lisboa. Os técnicos presentes tiraram dúvidas, informaram sobre a localização das escolas que ofertam a EJA e realizaram a pré-matrícula dos interessados. 

Para Gilson Monteiro, secretário de Educação do Estado de Pernambuco, a iniciativa marca o compromisso da rede estadual de ensino com aqueles que fazem parte da nossa rede, oportunizando a todos a possibilidade de igualdade.

“O Governo do Estado busca respeito e, dentro dessa linha, precisamos gerar para  cada um de vocês a possibilidade de algo maior. Não queremos deixar ninguém para trás, queremos que todos tenham a mesma oportunidade. Nós somos instrumentos desse processo de oportunizar a cada um a possibilidade de crescimento. Nada mais justo do que possibilitar uma nova chance a quem todo dia cuida da gente e da educação de Pernambuco com tanto carinho”, explana Gilson. 

Fotos: Demison Costa

Joana Darc de Andrade, trabalha com serviços gerais há um ano e meio na SEE e há três retornou aos estudos, com o auxílio e apoio da GEJAI. Joana parou no oitavo ano, diante dos desafios em ser mãe solo. A carga do trabalho somados aos cuidados dos filhos, sem uma rede de apoio, contribuíram para que ela se distanciasse dos estudos. Hoje, o seu sonho é terminar os estudos e seguir para o curso de serviço social. 

“Foi gratificante ter essa oportunidade da EJA e voltar a estudar. Não é fácil, mas também não é impossível. Pretendo fazer uma faculdade de serviço social e mudar de vida. Nada está perdido para aqueles que têm sonhos e querem permanecer na escola. Concluir os estudos e seguir a vida com mais oportunidades, diz Joana. 

Fotos: Demison Costa

Pernambuco é destaque nacional

A rede estadual de ensino de Pernambuco conquistou mais um marco importante na EJA, após a campanha de matrículas “Dia D: Mobiliza EJA”, realizada em março deste ano. O número de estudantes aumentou significativamente e alcançou 15.653 novos inscritos após a ação. A iniciativa impacta de forma positiva na rede de ensino, avançando na melhoria da educação no Estado. Segundo o resultado do CENSO 2024, divulgado no dia 09 de abril, pelo Ministério da Educação (MEC), Pernambuco apresentou um crescimento de 3,2%.