Ações acontecem mensalmente e fazem parte de dois projetos da pasta 

A Secretaria de Educação e Esportes (SEE), por meio da Secretaria Executiva de Desenvolvimento da Educação (SEDE) e da sua Gerência de Políticas Educacionais de Direitos Humanos e Cidadania (GEDHC), promoveu uma série de formações na última semana. Os ciclos formativos acontecem mensalmente e são parte de duas ações da SEE: Entrelaços e De boa na escola.

No dia 25, professores e profissionais de apoio do Centro de Educação Infantil (CEI) Bem-Me-Quer e da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Arquipélago Fernando de Noronha participaram de uma formação sobre a função social da escola e a cultura de paz. 

Nos dias 24 e 25, em Gravatá, no Agreste, psicólogos e assistentes sociais das 16 Gerências Regionais de Educação (GREs) participaram do ciclo formativo de prevenção e enfrentamento às violências escolares e de promoção da saúde mental na escola. A formação continuada ocorre mensalmente no município, até novembro. A programação contou com estudos de caso, oficinas e relato de experiência. 

Cledson Lima, gerente da GEDHC, explica os objetivos de cada projeto. “O ‘Entrelaços’ tem como objetivo promover o fortalecimento da saúde mental e socioemocional dos estudantes da rede, em conjunto com outros atores do ambiente escolar. Orientamos todos os profissionais da escola, criando essa rede intersetorial. Já o projeto ‘De boa na escola’ estimula propostas pedagógicas de prevenção e enfrentamento de violências nas escolas estaduais, instigando o compromisso da comunidade escolar com a promoção e o fortalecimento de uma cultura para a paz”.