Momento foi realizado em Gravatá entre os dias 3 e 5 de dezembro
A Secretaria de Educação de Pernambuco, por meio da Secretaria Executiva de Desenvolvimento da Educação (Sede) e da Gerência de Políticas Educacionais de Educação Inclusiva, promoveu, entre os dias 3 e 5 de dezembro, no município de Gravatá, o I Seminário Estadual de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva. O evento teve como tema “Educação Inclusiva em Movimento: Inovação, Diversidade e Potencialidades”.
“Tivemos a satisfação de realizar um evento que marca um avanço concreto na política de educação inclusiva em Pernambuco. Este seminário é resultado de um trabalho contínuo, construído a muitas mãos, por uma equipe comprometida em garantir que a inclusão aconteça de forma efetiva em nossas escolas. Estamos fortalecendo práticas, ampliando a formação e assegurando que nossos estudantes sejam vistos em suas potencialidades. A dedicação de cada servidor envolvido é o que torna possível transformar a inclusão em realidade no dia a dia da nossa rede”, destacou a secretária executiva de desenvolvimento da educação, Ana Lúcia Barbosa.
O seminário teve como objetivo fortalecer a consolidação da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva no estado. Foram promovidos espaços de formação, diálogo e compartilhamento de práticas, além de se reafirmar o compromisso com a inovação, a valorização da diversidade, a construção de estratégias exequíveis e o desenvolvimento das potencialidades dos estudantes da Educação Especial.
“O seminário reafirma que a educação inclusiva em Pernambuco avança com passos firmes, colocando o estudante no centro de todas as ações. Nosso compromisso é com uma inclusão efetiva, acessível e equitativa, fortalecendo profissionais, estruturas e parcerias. Pernambuco evidencia, com clareza e determinação, que a educação inclusiva é prioridade, é política de Estado e ocupa lugar de protagonismo”, enfatizou a gerente de Políticas Educacionais de Educação Inclusiva, Sunnye Rose.
Voltado para profissionais que atuam na Educação Especial da Rede Estadual de Ensino e instituições parceiras, o evento reuniu aproximadamente 600 participantes ao longo da programação. Durante os três dias, os participantes tiveram acesso a uma programação diversificada, composta por palestras, nove minicursos e com a apresentação de práticas desenvolvidas por profissionais das 16 Gerências Regionais de Educação (GREs) do Estado.










