Desta vez, formações foram voltadas para professores do AEE e profissionais de apoio escolar 

Na última semana, a Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco (SEE) deu continuidade ao ciclo formativo 2025 da educação inclusiva. De 11 a 13 de agosto, 280 profissionais de apoio escolar da Rede Estadual reuniram-se para momentos de escuta, formação e troca de experiências que promovem a inclusão no ambiente escolar. De 13 a 15 de agosto, foi a vez da formação com 140 professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Os encontros foram realizados em Gravatá, no Agreste.

Na primeira formação, participaram profissionais de apoio das seis Gerências Regionais de Educação (GREs) do Sertão e da GRE Agreste Meridional. Já na segunda, as regionais atendidas foram Recife Norte, Recife Sul, Metropolitana Norte, Metropolitana Sul, Mata Norte, Mata Sul, Vale do Capibaribe, Mata Centro e Agreste Centro Norte. A programação dos encontros continuou a discutir o tema “Construindo uma escola para todos: práticas transformadoras para uma educação inclusiva e equitativa”, que guia o ciclo formativo de 2025. 

Os professores do AEE e profissionais de apoio da Rede Estadual participaram de palestras diversas, que debateram, entre outros assuntos, a aplicação do currículo inclusivo, tecnologias assistivas, a singularidade do estudante além do diagnóstico e a  importância da relação entre escola, comunidade escolar, família e os estudantes público-alvo da educação inclusiva. A programação ainda promoveu oficinas práticas, com o objetivo de aprimorar o trabalho cotidiano, que abordaram temas como a elaboração de materiais pedagógicos na perspectiva inclusiva, acomodações sensoriais para o ambiente escolar e estratégias para favorecer o aprendizado alimentar. 

O ciclo formativo da Educação Inclusiva tem o objetivo de preparar os profissionais da Rede Estadual para lidar com os desafios da inclusão escolar. A ação é realizada pela Gerência de Políticas Educacionais de Educação Inclusiva (GEI), da secretaria executiva de Desenvolvimento da Educação (Sede).