O encontro virtual reuniu cerca de 450 gestores e técnicos dos núcleos de atenção psicossocial à escola de todo o Estado 

A Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco (SEE) realizou, nesta quinta-feira (08), o minicurso online “Na Palma da Mão: Celulares, Internet e Saúde Mental nas Escolas”. A iniciativa foi desenvolvida por meio da Unidade de Atenção Psicossocial à Escola (UAPSE) e a Gerência de Políticas Educacionais de Direitos Humanos e Cidadania (GEDHC) em parceria com o Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS). Participaram do encontro, transmitido pelo Youtube, cerca de 450 profissionais entre gestores escolares e Técnicos dos Núcleos de Atenção Psicossocial à Escola (NAPSEs) das 16 Gerências Regionais de Educação do estado de Pernambuco.

A iniciativa faz parte do Projeto EntreLaços que busca aprofundar as discussões sobre o uso consciente das tecnologias digitais no cotidiano escolar da Rede Estadual de Ensino e sobre a implementação da Lei 15.100/25 nas escolas de Pernambuco. 

“Foi um imenso prazer conseguir promover uma ação tão potente e emblemática para a nossa rede, no sentido de formá-los a respeito de uma temática que é novidade, como a implementação da lei, agora promulgada em 2025. Reforçamos o sentimento de satisfação por ter conseguido atingir um público importante de gestores, garantimos uma participação significativa para nós”, explica a chefe da Unidade de Atenção Psicossocial à Escola, Jéssyca Medeiros

O encontro virtual teve como objetivo a qualificação destes profissionais da educação para a compreensão dos impactos do uso da internet e dos dispositivos móveis na saúde mental, especialmente entre crianças e adolescentes. Além disso, discutiu os caminhos possíveis como a abordagem do tema nas escolas, o que pode ser feito no cotidiano educacional e quais estratégias podem ser adotadas para mitigar riscos e promover o uso consciente das tecnologias digitais.

A dinâmica da conferência foi composta por quatro aulas, contemplando todas as áreas relevantes da temática. Foram elas: “Saúde Mental de Crianças e Adolescentes em pauta: o que tem sido discutido no Congresso Nacional”, com o consultor do IEPS e secretário executivo da Frente Parlamentar Mista para a Promoção da Saúde Metal, Filipe Asth;  “O que as evidências indicam sobre o impacto do uso da internet e dos celulares na saúde mental”, com Caio Borba Casella, analista clínico de Dados Child Mind Institute;  “A Lei de Proibição do Uso dos Celulares nas Escolas: contexto e diretrizes”, com Marina Kovács, especialista em gestão de projetos na CGTI do Ministério da Educação (MEC); “O que fazer? Educação midiática e uso consciente do celular e da internet”, com o gerente de educação midiática do Instituto Felipe Neto, Victor Vicente.