O evento reuniu aproximadamente 400 profissionais da educação de sete gerências regionais

A Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco (SEE) realizou, nesta quarta-feira (23), por meio da Secretaria Executiva de Gestão da Rede (SEGE), Secretaria de Desenvolvimento da Educação (SEDE) e da Secretaria Executiva do Ensino Médio e Profissional (SEMP), uma nova Formação para Gestores Escolares, adjuntos e a assistentes. O encontro, que abordou como tema “O Projeto Político Pedagógico e a Gestão Pedagógica”, aconteceu no município de Caruaru, no Agreste. 

A formação reuniu aproximadamente 400 profissionais das Gerências Regionais de Educação Agreste Centro Norte, Agreste Meridional, Mata Centro, Mata Norte, Mata Sul, Vale do Capibaribe e Sertão Moxotó Ipanema. A iniciativa teve como objetivo proporcionar novas ferramentas de gestão e uma rede de apoio mais forte para enfrentar os desafios do cotidiano atual, na busca por uma educação de qualidade para os estudantes pernambucanos. 

A programação contou com as palestras do diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral e Básica do Ministério da Educação, Alexsandro do Nascimento Santos, que participou online, e de Adriana Amorim, gestora de Políticas de Formação e Acompanhamento Pedagógico na SEE. 

“A educação é um direito humano importante por ele mesmo, mas também é um direito importante porque abre portas para outros direitos. Quando garantimos o direito à educação, outras dimensões da vida dos nossos educandos são transformadas”, ressalta Alexandro.

Para a Secretária Executiva de Gestão de Rede, Cassiana Lima, o encontro formativo é uma forma de refletir como está sendo elaborado o Projeto Político Pedagógico (PPP), além de servir como análise e planejamento de forma dinâmica para a troca de ideias entre os profissionais de educação, auxiliando na reflexão sobre a realidade de cada escola para fazer uma gestão pedagógica excelente em todas as escolas da rede estadual. 

“É muito importante estarmos aqui reunidos para refletirmos um pouco sobre essa ação para gerir nossas escolas e ações para que possamos ter resultados de excelência em nossa rede de ensino. Espero que todos saiam daqui fortalecidos e bem embasados para que a gente caminhe rumo ao sucesso da educação almejado em nosso Estado. É a partir daqui que nós teremos nossas metas desenvolvidas para conseguirmos almejar mais qualidade no nosso  ensino”, pontua Cassiana. 

Foto: Demison Costa / SEE