A  iniciativa teve como objetivo alinhar as práticas locais com as diretrizes do Programa 

Entre os dias 30 de julho e 27 de agosto, a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE), por meio da Gerência Geral de Educação Infantil e Anos Iniciais (GGEIAI/SEDE), promoveu o 3º Ciclo de Formações intitulado “Concepções e Práticas no Trabalho Pedagógico da Creche”. Visando aprimorar a qualidade da educação para bebês e crianças pequenas, a formação contemplou os formadores municipais do Programa Criança Alfabetizada de 15 regionais, e aconteceu em cinco núcleos formativos distribuídos em diferentes pontos do Estado. 

O evento foi realizado nas Gerências Regionais de Ensino (GREs) Metro Sul, Mata Norte, Sertão do Alto Pajeú, Sertão do Araripe e no Centro de Referência e Formação da Primeira Infância, em Caruaru. Ao todo 235 profissionais participaram dos encontros, incluindo formadores municipais, indígenas e quilombolas que atendem a formação continuada dos professores da Creche, além da representação das equipes das GREs.

A ação se concentrou em desenvolver e fortalecer as práticas pedagógicas nas creches, destacando a importância das brincadeiras, interações e práticas docentes no contexto da educação infantil. As discussões e atividades abordaram temas como as políticas educacionais e o desenvolvimento infantil, enfatizando como esses aspectos são fundamentais para a construção de uma educação de qualidade, proporcionando espaço para que os formadores municipais pudessem compartilhar experiências e conhecimentos em um ambiente colaborativo. 

“O processo formativo para os docentes da creche é inédito na educação em Pernambuco. Compreendendo aspectos do desenvolvimento infantil, práticas docentes, políticas educacionais e processos de avaliação voltados à creche, o trabalho pedagógico será cada vez mais potente e de qualidade”, explicou Juliana Teodosio, gerente geral de Educação Infantil e Anos Iniciais. 

Ainda segundo Juliana, a formação garante que a educação infantil em Pernambuco siga padrões elevados e atenda às necessidades das crianças em seus primeiros anos de vida, reforçando o compromisso com o desenvolvimento integral das crianças e o aprimoramento constante das práticas educativas nas creches de todo o estado. O próximo ciclo de formações (4º ciclo) já tem data marcada: será realizado entre os dias 02 e 17 de Setembro.