Com palestras, debates, apresentações culturais, exposições e rodas de diálogos, o evento reflete sobre a acessibilidade na educação ao longo da vida

Em alusão ao Dia Internacional da Pessoa Idosa, a Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco (SEE) promove, a partir desta quarta-feira (01), a II Jornada Pedagógica em Atenção à Pessoa Idosa. A programação conta com palestras, debates, apresentações culturais, exposição fotográfica,  roda de diálogos e atividades nas escolas que contemplam a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em todo o estado. A jornada segue até 23 de outubro, quando será realizada a culminância do projeto com o tradicional Seminário em Atenção à Pessoa Idosa, em Gravatá, no Agreste. 

Com o tema “Acessibilidade na Educação ao Longo da Vida”, o evento tem por objetivo promover reflexões e estimular a adoção de práticas pedagógicas que permitam conscientizar a comunidade escolar sobre a importância da pessoa idosa, além de sua valorização como fonte de experiências. 

Outra ação importante que marca o início da jornada é a exibição de uma live pelo canal Educa PE, transmitido via Youtube, onde escolas da rede com a modalidade EJA, poderão acessar a palestra e unir as atividades da jornada. Segundo a gerente da Gerência de Políticas Educacionais para Jovens, Adultos e Idosos (Gejai), Jeane Lima, em 2025, 53 municípios também realizarão as atividades da Jornada Pedagógica em Atenção à Pessoa Idosa.

Neste ano, a Jornada EJA volta a ser realizada nas escolas de todo o estado de Pernambuco que oferecem essa modalidade de ensino, incluindo turmas da EJA Campo e aquelas localizadas em espaços de privação de liberdade. Com uma programação diversificada, elaborada pela Gerência de Políticas Educacionais de Jovens, Adultos e Idosos (Gejai), serão promovidas diversas atividades que envolverão toda a comunidade escolar. O evento proporcionará diferentes momentos de formação para reflexão sobre a valorização da pessoa idosa em sala de aula.

“Nossa rede conta com 2.412 idosos, 60+, o que corresponde a 4,41% dos estudantes da EJA, com destaque para seis deles que têm mais de 90 anos. São pessoas que, por diferentes motivos, não puderam se alfabetizar no período adequado de sua infância e juventude e que agora retornam à EJA. Seguem firmes e fortes, recebem acompanhamento constante, são participativos, e isso garante aquilo que é direito de todos: uma aprendizagem significativa ao longo da vida, afirma Jeane Lima.

A Jornada Pedagógica em Atenção à Pessoa Idosa na EJA se fundamenta no tema transversal e integrador “processo de envelhecimento, respeito e valorização do idoso”, previsto no Currículo Pernambuco para EJA.

Exposição fotográfica “Acessibilidade na Educação ao Longo da Vida”

A Jornada Pedagógica tem início com a abertura da exposição fotográfica “Acessibilidade na Educação ao Longo da Vida”, que contempla 74 registros trazendo um recorte da I Jornada Pedagógica em Atenção à Pessoa Idosa, realizada em 2024 em todo o estado. A mostra é aberta ao público e está em exposição no hall da SEE até o dia 20 de outubro. 

Confira a programação completa da II Jornada Pedagógica em Atenção à Pessoa Idosa