Encontro promove ação pedagógica para contribuir na construção de propostas e debates sobre a Política Educacional da Educação do Campo

A Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco (SEE) promove, em parceria com o Comitê Pernambucano de Educação do Campo (CPEC), Seminários Regionais da Educação do Campo em Pernambuco. Os eventos, com duração de um dia, reunirão os 184 municípios do estado, organizados nas 16 Gerências Regionais de Educação (GRE). Estima-se que ao todo 1.500 pessoas participem dos encontros, contribuindo para o debate da política educacional da Educação do Campo. O tema central do IV Seminário Estadual da Educação do Campo, que será realizado em novembro, é “Por uma política de Educação do campo em Pernambuco”. 

No total, serão realizados seis seminários regionais, sendo dois na Zona da Mata e Região Metropolitana, dois no Agreste e dois no Sertão. O seminário configura-se como um espaço de formação para os diversos atores envolvidos nos processos de ensino-aprendizagem, abordando temas que interligam a escolarização e a ciência com a territorialidade e a vida campesina. Em consonância, promove o debate sobre a defesa de uma educação pública, gratuita, equitativa, inclusiva e democrática. 

Nazaré da Mata foi a primeira cidade que realizou o seminário regional. Em continuidade, Garanhuns e Serra Talhada recebem todas as cidades que compõem as GREs de Afogados da Ingazeira, Floresta, Salgueiro e Arcoverde num trabalho de escuta e construção coletiva.

Nesta quarta-feira (01), na cidade de Palmares, estavam reunidos 26 municípios que compõem as GREs Mata Sul e Metropolitana Sul, num grande encontro que articula saberes e constrói proposições para uma educação voltada aos povos campesinos. Participam do encontro professores das redes estadual e municipais, estudantes, gestores, movimentos sociais do campo, instituições de ensino superior, e diferentes instituições governamentais e não governamentais que atuam na defesa da educação e dos territórios rurais. Sua ação pedagógica contribui na construção de propostas a serem debatidas e aprovadas durante o Seminário Estadual da Educação do Campo.

Ainda no mês de outubro, Caruaru e Araripina serão palcos, respectivamente, nos dias 17 e 29, desse movimento em torno do fortalecimento da escola do campo, de suas propostas e da presença do estado como articulador de uma política educacional estadual.  

Os seminários visam apresentar propostas alinhadas aos princípios da Educação do Campo, com o objetivo de subsidiar um projeto educacional a ser discutido com a Secretaria de Educação e o Legislativo. Busca fortalecer o Comitê Pernambucano de Educação do Campo, promovendo o diálogo entre secretarias de educação, movimentos sociais e instituições de ensino superior. Além disso, mobiliza os sujeitos do campo e suas representações para o enfrentamento político-pedagógico do fechamento de escolas, da nucleação e da invisibilidade da identidade camponesa.

“O governo de Pernambuco sempre atento às demandas da população, vem realizando ações de fortalecimento da escolaridade da população campesina. Os Seminários Regionais da Educação do Campo são mais um espaço de fortalecimento das escolas do Campo em Pernambuco. Juntos, Estado e municípios constroem alternativas pedagógicas que valorizam o trabalho docente, melhoram os índices de aprendizagem e garantem educação escolar a todos os pernambucanos”, afirma a gerente de Políticas Educacionais do Campo, Waldênia Leão de Carvalho.