Participantes aprimoraram o uso da nova versão do Sistema Educacenso, utilizado na coleta de dados

Equipes técnicas das 16 Gerências Regionais de Educação (GREs) e coordenações municipais do Censo Escolar reuniram-se, nesta quarta e quinta-feira (16 e 17), para o Treinamento Estadual do Censo Escolar 2025. Realizado em Pesqueira, no Agreste, o encontro promoveu treinamento da nova versão do Sistema Educacenso e reforçou a importância da coleta precisa e qualificada das informações declaradas.

Nesta primeira etapa do Censo Escolar 2025, que iniciou em maio e vai até agosto, acontece a coleta de dados de escolas, gestores, turmas, alunos e profissionais escolares em sala de aula, abrangendo todos os estabelecimentos públicos e privados da educação básica e da educação profissional.  

“Neste ano, o Sistema Educacenso, utilizado na coleta das informações, apresenta um novo layout, com mudanças significativas em sua interface e navegação, exigindo adaptação e capacitação técnica dos profissionais responsáveis pelo correto preenchimento dos dados”, explica Cassiana Lima, secretária executiva de Gestão da Educação. 

Além das atualizações do Sistema Educacenso, o treinamento promoveu palestras que abordaram temáticas como a importância estratégica do Censo Escolar na composição dos indicadores educacionais, a relação entre dados e diversidade e a importância do censo como instrumento estratégico para o planejamento educacional, repasse de recursos e validação das avaliações externas. O evento foi articulado pela Secretaria Executiva de Gestão da Rede (Sege), através da Coordenação Estadual do Censo da Educação Básica (Ceceb). 

Todos os anos, as informações coletadas pelo Censo Escolar são utilizadas como base para o repasse de recursos, como o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e o Valor Aluno Ano Resultado (VAAR). Os dados ainda servem como referência para as avaliações externas, a exemplo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e dos indicadores que compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).