Encontro compõe o ciclo formativo da educação inclusiva

A Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE), por meio da Gerência de Educação Inclusiva (GEI), realizou mais um encontro do ciclo formativo da educação inclusiva, desta vez voltado para intérpretes e instrutores de Libras. A formação aconteceu, entre os dias 12 e 14 de novembro, em Gravatá, no Agreste do estado. Participaram cerca de 300 profissionais das 16 Gerências Regionais de Educação (GRE).

A partir do tema “Literatura e cultura surda: um diálogo intersemiótico nos processos de ensino e aprendizagem”, a formação teve como objetivo discutir práticas pedagógicas viáveis ao cotidiano escolar que atendam às especificidades dos estudantes com surdez matriculados na Rede Estadual. Durante o evento, os participantes identificaram fragilidades nos processos de ensino e aprendizagem dos alunos com surdez articulados à difusão da Libras e levantaram possibilidades de melhorias.

No primeiro dia de atividades (12), a programação do encontro contou com palestras que debateram temas como a valorização da cultura surda para professores e instrutores, cinema inclusivo, letramento na educação de surdos e suas relações com o bilinguismo. No dia seguinte (13), as oficinas abordaram temáticas como a adaptação de materiais didáticos de Libras, performance visual em língua de sinais e técnicas para a produção de vídeos como recurso de aprendizagem. 

No último dia (14), os participantes socializaram suas vivências pedagógicas e assistiram a uma mostra de filmes. Todas as atividades foram articuladas pelos técnicos da GEI Yone Oliveira, Jefferson Costa e Victor Brochardt. 

A professora Edla Rodrigues, do Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) de Caruaru, no Agreste, celebrou os aprendizados desenvolvidos na formação. “Aprendi muitas coisas práticas e úteis que, com certeza, vou levar para o dia a dia na escola onde trabalho. Isso vai ajudar tanto os alunos surdos quanto os ouvintes a aprender melhor a língua de sinais, promovendo a inclusão na nossa escola”, planeja a docente.