O evento contou com palestras, painéis e mesas temáticas, além de momentos de socialização, com discussões sobre o assunto
A Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco (SEE) promoveu, entre os dias 07 e 09 de outubro, o Seminário de Atualização do Currículo do Ensino Médio da Modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). O evento aconteceu em Sairé, no Agreste, e reuniu professores da modalidade das 16 Gerências Regionais de Educação de Pernambuco.
Durante o seminário, os educadores estiveram engajados em discussões e validações das contribuições recebidas durante o período de consulta pública realizada nas escolas no início de outubro. Além disso, estão construindo novos organizadores curriculares para os itinerários formativos de aprofundamento, atualmente em vigor na nova matriz curricular estadual.
A programação do seminário incluiu palestras, painéis temáticos, mesa de abertura e momentos de socialização, com discussões por área de conhecimento e por componente curricular. Essas atividades têm proporcionado intensas trocas de experiências e aprendizagens entre os participantes, com o objetivo de atualizar e adequar as habilidades estaduais presentes no currículo vigente, assegurando maior coerência com as especificidades e demandas da EJA.
Todo o material produzido pelos professores será sistematizado pela equipe técnica da SEE e, posteriormente, encaminhado ao Conselho Estadual de Educação para apreciação e aprovação, com previsão de implantação no ano letivo de 2026.
Durante o evento, a gerente de Políticas Educacionais de Jovens, Adultos e Idosos (Gejai), Jeane Lima, apresentou o painel “Esperançar: Boas notícias que fortalecem a EJA”. Em sua fala, ela destacou a importância de momentos como esse para o fortalecimento da modalidade. “Estamos vivendo, nos âmbitos federal, estadual e municipal, um momento de fortalecimento da EJA. Isso nos enche de vigor e esperança para seguir avançando na garantia do direito à educação para todos”, afirmou a gerente.
O seminário reafirma o compromisso do Estado de Pernambuco com uma educação pública de qualidade, voltada à formação integral e ao protagonismo dos jovens, adultos e idosos que compõem essa importante modalidade de ensino.






