Delegação conheceu de perto o funcionamento do intercâmbio e a preparação dos estudantes da Rede Estadual de Ensino

A Secretaria de Educação do Estado (SEE) de Pernambuco recebeu, nesta sexta-feira (05), representantes do Governo do Amapá interessados em conhecer de perto a experiência do Programa Ganhe o Mundo (PGM), iniciativa que promove o intercâmbio internacional de estudantes da Rede Estadual de Ensino. A visita teve como objetivo compreender o funcionamento do programa, que é referência nacional na área da educação e internacionalização do ensino, para implantar o modelo no Amapá.

“Foi uma troca de experiência muito importante e valorosa também. A gente pode mostrar tudo sobre o PGM fazendo eles conhecerem mais de perto essa iniciativa e poder replicar no Amapá. Eles, inclusive, fazem fronteira com a Guiana Francesa e acaba que o francês é muito presente, e trazer-los para a realidade do nosso estado, onde nós oferecemos os cursos de línguas como preparação para o intercâmbio, foi de extrema importância para que eles pudessem ampliar o horizonte deles”, destacou a gestora do curso de línguas e pós intercâmbio, Julia Couto.

Pela manhã, a equipe do Amapá participou de uma reunião técnica com a Superintendência do Programa Ganhe o Mundo, em que foram apresentados os principais eixos do programa, editais, critérios de seleção, etapas de preparação dos estudantes, além dos impactos educacionais e sociais gerados ao longo dos anos. O encontro também foi marcado pela troca de experiências entre as equipes.

“Agradeço à governadora Raquel Lyra e à equipe da Secretaria de Educação por nos apresentarem o Ganhe o Mundo, um verdadeiro case de sucesso na internacionalização de jovens. Viemos aprender com quem faz e faz bem feito. Participamos de uma imersão completa, conhecendo portarias, editais e os processos de seleção de estudantes e professores. Também visitamos o Núcleo de Estudos de Línguas, que nos proporcionou uma experiência incrível. Vamos levar essas práticas de sucesso para o Amapá, que também quer ver seus jovens pelo mundo. Quando há união e troca de conhecimento, todos avançam”, completou a secretária de Relações Internacionais do Estado do Amapá, Patrícia Ferraz.

No turno da tarde, a comitiva visitou escolas da rede estadual que ofertam o Núcleo de Estudo de Línguas (NEL), curso de idiomas oferecido pela SEE e que funciona como etapa preparatória para os estudantes que irão participar do intercâmbio. Durante as visitas, os gestores conheceram a estrutura das aulas, a metodologia aplicada e puderam conversar com alunos e professores.

A coordenadora de relações internacionais da Secretaria de Educação do Amapá, Jaqueline Reis, aprovou a visita. “Nós estamos realmente encantados com tudo que vimos aqui, com a magnitude de todos os projetos e programas que estão sendo desenvolvidos aqui em Pernambuco. Estamos muito esperançosas e com uma expectativa enorme de que nós consigamos fazer a primeira edição de um programa nos moldes que vocês têm aqui, lá no nosso estado”, disse.

A visita reforça o protagonismo do PGM no cenário da educação pública brasileira e consolida Pernambuco como referência nacional na internacionalização do ensino. A troca de experiências entre os estados fortalece a disseminação de boas práticas e amplia as oportunidades de formação dos estudantes da rede pública.