O foco estava nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, auxiliando no melhor desempenho dos estudantes nas provas do SAEPE, SAEB, SSA e Enem
Estudantes concluintes do 3º ano do Ensino Médio da rede estadual de ensino de Pernambuco, aproveitaram a sexta-feira (10) para revisar os conteúdos pré-Enem no PE no Aulão – Estudante Nota 10. O evento reuniu cerca de 20 mil jovens em 46 polos distribuídos em todas as 16 Gerências Regionais de Educação (GREs), contemplando todo o estado com o objetivo de fortalecer o aprendizado, assegurar a igualdade na educação e engajar toda a rede pública em uma abordagem única e inspiradora.
Os aulões tiveram foco nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. A ação busca capacitar os estudantes para as avaliações externas, incluindo o Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE), o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), o Sistema Seriado de Avaliação da UPE (SSA) e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), visando também aprimorar o desempenho escolar e promover a equidade educacional.



Professores, gestores, coordenadores e a comunidade escolar se empenharam em uma força tarefa para ampliar as ações ligadas a melhorar o desempenho dos estudantes. Em Serra Talhada, no Sertão, a professora de língua portuguesa, Meiriany Alcântara, da Escola de Referência em Ensino Fundamental e Médio (Erefem) Manoel Pereira Lins, se emocionou com a união entre alunos e educadores em prol dos sonhos realizados com as aprovações.
“As palavras de Rubem Alves ressoavam em minha mente enquanto ministrava o aulão de português para aquele auditório lotado de alunos no Polo de Serra Talhada. Foi um encontro muito bem planejado e executado pela Gerência Regional do Alto Sertão do Pajeú. Que projetos como este se perpetuem e se multipliquem na condução de vidas, pois a educação é e continuará sendo o que temos de mais valioso para ofertar ao nosso povo sertanejo”, destaca a professora.
O aulão foi diferenciado e inovador, sendo aberto com a exibição de vídeos institucionais, incluindo falas do Secretário de Educação, Gilson Monteiro, e do secretário executivo de Ensino Médio e Profissional (SEMP), Paulo Dutra, e com transmissão ao vivo via YouTube em polos estratégicos, como na GRE Agreste Centro Norte em Caruaru, para ampliando o acesso e a visibilidade do evento. As equipes da Semp participaram diretamente em todos os polos para assegurar o alinhamento pedagógico e organizacional.
No Recife, alunos da Escola Técnica Estadual (ETE) Miguel Batista, localizada no bairro da Macaxeira, Zona Norte do Recife, tiraram suas dúvidas e alinharam todos os pontos para conquistar as melhores notas nas provas que se aproximam.
“O aulão é bom porque ajuda a gente a exercitar a mente, a não esquecer coisas importantes. Eu tenho interesse em Tecnologia da Informação (TI), então matemática é bem importante. Eu estava vendo alguns assuntos que não peguei na escola, revendo para aprender”, explica Bruno Branco, estudante da Escola Técnica Estadual (ETE) Miguel Batista, que estava concentrado, aproveitando o PE no Aulão.







