Exame Supletivo Especial
O exame é uma política pública de certificação para pessoas que desenvolveram as competências, habilidades e saberes em diferentes espaços formativos, é também destinado às pessoas que frequentaram o espaço escolar durante algum tempo, mas não conseguiram concluir os estudos em nível fundamental ou médio.
É amparado legalmente através da LDBEN – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em seus artigos 37 e 38 e pela Instrução Normativa nº 02/2018. A oferta é gratuita semanalmente ao longo do ano, para as pessoas com 15 anos, que não tenham a conclusão do Ensino Fundamental ou que tenham 18 anos e não tenham a conclusão do Ensino Médio e que ao mesmo tempo atendam aos critérios abaixo especificados na referida Instrução Normativa.
- Ser estudante reprovado em componentes da Base Nacional Comum no último ano do Ensino Médio, mediante aprovação em vestibular e apresentação do histórico escolar original.
- Ser estudante maior de 18 anos, reprovado em componentes da Base Nacional Comum no último ano do Ensino Fundamental (8º ou 9º ano), mediante aprovação em seleção para jovem aprendiz, estágio ou seleção para emprego privado e apresentação do histórico escolar original.
- Ser aprovados em vestibular, seleção para ingresso em curso de nível superior;
- Ser aprovado em bolsas de estudos para fins de matrícula;
- Ser aprovado em seleção para concurso público, seleção para emprego privado, jovem aprendiz ou estágio.
- Ser reprovado a uma ou mais áreas de conhecimentos do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio (anos 2009 a 2016) e ENCCEJA – Exame Nacional para Competências de Jovens e Adultos mediante aprovação em vestibular, concurso público, seleção para emprego privado, jovem aprendiz e estágio.
Inscrições através do link: calendly.com/supletivo/
Informações através do e-mail supletivo@educacao.pe.gov.br e dos números de telefones (81)3183-8375 / (81)3183-8382 / (81)3183-8392.