Evento teve o objetivo de proporcionar aos alunos o conhecimento e o esclarecimento de dúvidas sobre as profissões, norteando e auxiliando-os em suas escolhas

A Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Santa Ana, localizada em Jardim Atlântico, em Olinda, realizou a II Feira de Profissões. O evento teve o objetivo de proporcionar aos estudantes o conhecimento e o esclarecimento de dúvidas sobre as profissões, norteando e auxiliando-os em suas escolhas. Com o tema “O que tem norteado as minhas escolhas?”, a feira aconteceu nesta quarta-feira (11), e reuniu cerca de 240 alunos do 2º ano do ensino médio.

Na ocasião, os jovens participaram de exposições que analisaram diversas áreas profissionais de maneira interativa e imersiva. A feira contou também com palestras ministradas por profissionais já formados e experientes, proporcionando uma troca de vivências e bagagens profissionais. Além disso, esses especialistas compartilharam os fatores decisivos que influenciaram suas escolhas de carreira.

O evento teve dez salas temáticas, cada uma representando uma área específica de atuação. Os alunos, responsáveis por decorar e personalizar os espaços, confeccionaram cartazes e outros materiais com as características de cada profissão. 

A sala dedicada às profissões de engenharia aeroespacial e astronomia, por exemplo, estava escura, simulando o espaço sideral. Já na sala de saúde, os alunos vestiram jaleco e trouxeram equipamentos como um boneco anatômico e microscópios, criando um ambiente que lembra o de um hospital.

Outras salas tiveram exposição de banners, painéis e diversos elementos visuais que destacaram as especificidades de cada profissão. Para o professor de química e projeto de vida, Marcos Eliade, a feira abre um leque para que os estudantes conheçam novas profissões. “Quando idealizamos este projeto, consideramos a importância das atrações, visto que muitos estudantes saem do ensino médio sem perspectiva de carreira profissional. Alguns alunos estão conhecendo profissões que nunca ouviram falar.”, destacou. 

O estudante André Menezes, de 16 anos, elogiou a iniciativa. “O evento reuniu uma ampla variedade de profissões, proporcionando aos participantes uma visão mais clara sobre as atribuições de cada função. Essa feira destaca a diversidade do mercado de trabalho e apresenta oportunidades em áreas importantes e com boas perspectivas salariais. Gostei bastante”.