Interessados devem inscrever gratuitamente até o dia 04 de outubro, pela internet

Estão abertas as inscrições para a 3ª Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE) 2024, promovida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e o Instituto Abradee da Energia, ligado à Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee). A iniciativa tem o objetivo incentivar a educação sobre o consumo consciente de energia, contribuindo para a criação de uma geração de consumidores conscientes, quantificando esse conhecimento através de desafios e provas. As inscrições podem ser realizadas até 04 de outubro pelo site http://www.onee.org.br.

Nesta edição, a competição visa engajar estudantes do 8° e 9° ano do ensino fundamental das escolas públicas e privadas de todo o País em atividades que promovam a eficiência energética e a sustentabilidade. A ONEE concederá medalhas para os oito mil melhores alunos premiados na competição e será dividida em três categorias: ouro, prata e bronze. Receberão certificado de menção honrosa os estudantes que acertarem pelo menos 50% das questões e desafios da ONEE e não tiverem sido contemplados com medalhas.

A ONEE concederá, como forma especial de estímulo, através dos seus patrocinadores, a premiação de um notebook para cada aluno melhor avaliado em cada estado da federação e no Distrito Federal. Visando auxiliar os professores participantes, será oferecido um curso de formação totalmente no formato digital sobre eficiência energética, abordando conceitos de energia, geração de energia elétrica, histórico, desenvolvimento e eficiência energética dos sistemas produtores e consumidores e também sobre o uso seguro da energia elétrica.

As provas e desafios das Fases I e II ocorrem no período de 07 a 12 de outubro. O resultado final será divulgado dia 25 de outubro.