Evento vai reunir diversos artistas nacionais e internacionais no Recife

O Conservatório Pernambucano de Música (CPM) promove, entre os dias 8 e 11 de outubro, a Semana Internacional do Clarinete. O evento promete movimentar a cena musical no estado com programação diversificada que inclui apresentações de artistas nacionais e internacionais, palestras, masterclasses, workshops, recitais e concertos. As apresentações serão realizadas no auditório do CPM e o encerramento do evento acontecerá no Teatro de Santa Isabel, na área central do Recife. 

“É uma honra para o Conservatório Pernambucano de Música poder sediar a Semana Internacional do Clarinete. Esse é um evento que não apenas enriquece a formação dos nossos alunos, mas também promove o intercâmbio cultural entre músicos de todo o mundo. Estamos comprometidos em fomentar o desenvolvimento musical no estado e em abrir espaço para que a música continue a ser uma poderosa ferramenta de transformação”, destacou a gerente geral do CPM, Janete Florencio.

A iniciativa traz ao público pernambucano a oportunidade de se aprofundar no universo do clarinete. As atividades visam tanto o aperfeiçoamento técnico de músicos quanto a ampliação do acesso à música clássica e contemporânea para a população. Com a presença de artistas renomados do Brasil e do mundo, o evento proporciona um rico intercâmbio cultural entre profissionais, estudantes e apreciadores da música. 

No dia 10 de outubro, às 16h, a clarinetista Danny Danttas irá apresentar a palestra “Aprendendo a aprender: potencializando os estudos musicais com base na neurociência da aprendizagem”. O momento, que será realizado no CPM, com entrada gratuita, irá explorar como os princípios da neurociência da aprendizagem podem facilitar a compreensão, como aplicar esses insights à sua rotina, promovendo uma aprendizagem musical eficiente, que alia bem-estar e criatividade, transformando suas horas de estudo em conhecimento duradouro e de qualidade.

A Semana Internacional do Clarinete cumpre um papel fundamental na valorização da música e na difusão de conhecimentos musicais em todo o estado. Os recitais e concertos serão abertos ao público em geral e a programação diária, assim como mais informações, podem ser encontradas no perfil oficial do evento no Instagram (@semanainternacionaldoclarinete).