Tradicional concurso da agenda cultural do estado é realizado desde 1997
O Concurso de Fanfarras e Bandas do Ginásio Pernambucano (Cofaban-GP) promete movimentar o ginásio da Secretaria de Educação e Esportes, neste sábado (12), a partir das 9h30. Organizado anualmente pela Escola Técnica Estadual (ETE) Ginásio Pernambucano, o evento é referência no cenário musical e foi criado em 1997, quando havia poucos espaços para apresentações musicais no estado. Nesta 25ª edição, irão participar 40 bandas marciais de escolas estaduais e instituições privadas de diversas regiões de Pernambuco. A entrada é gratuita.
A organização do concurso é realizada pelo Conselho Capitular da Banda Marcial Ginásio Pernambucano, composto por integrantes da banda e coordenado pelo maestro Waldirei Rodrigues. O evento promove não apenas a competição saudável, mas também a troca de experiências e o fortalecimento da cultura musical local, sendo um importante espaço para a valorização da música e a formação de novos talentos.
“Gostaria de convidar todos e todas para prestigiar este lindo evento. A Cofaban-GP 2024 é realizada e organizada com muito amor e carinho por todos os integrantes da ETE Ginásio Pernambucano. Cada um dos participantes tem papel fundamental em nossa história nesses 27 anos de trabalho e de muita luta. Queremos ter o prazer de, no dia 12, estarmos todos juntos na Secretaria de Educação e Esportes”, finalizou Waldirei Rodrigues.
As bandas marciais participam do concurso e serão julgadas em seis categorias: Banda Musical, Percussão Rudimentar, Percussão Melódica, Marcial Infanto, Juvenil e Master. A comissão avaliadora, composta por profissionais que têm uma rica história nas fileiras marciais da Banda Marcial Ginásio Pernambucano, avaliará aspectos musicais, de apresentação e artísticos, garantindo a qualidade e a tradição do evento.

