Campeões dos torneios masculino e feminino garantem vaga na Copa Nacional

A 1ª edição da Copa Estadual Quilombola de Futebol terminou este domingo (13). As finais dos jogos aconteceram na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata, Região Metropolitana do Recife. O torneio teve início em 21 de setembro com fase de grupos e recebeu 22 equipes masculinas e 04 femininas, de diversas comunidades quilombolas, oferecendo uma oportunidade única de integração e visibilidade. A competição foi promovida pela Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE), por meio da Secretaria Executiva de Esportes, e reuniu 26 equipes de 22 municípios pernambucanos.

“Essa é uma ação importante e representativa, sobretudo, com a força quilombola, porque os desafios pedagógicos são muitos, mas é importante pensar como é que a gente, no campo dos esportes, promove a inserção das comunidades historicamente esquecidas. Então, é importante esse momento de luta e de reafirmar que essas comunidades precisam ocupar todos os espaços”, pontuou a secretária executiva de Desenvolvimento da Educação, Tárcia Silva.

O primeiro confronto feminino foi marcado por um duelo entre duas equipes do Sertão Pernambucano: a comunidade de Conceição das Crioulas, de Salgueiro, e o time de Mirandiba. Demonstrando grande habilidade, a equipe de Conceição das Crioulas balançou a rede três vezes durante a partida, garantindo a vitória na competição. “Essa vitória representa o primeiro passo de um sonho. Eu, hoje com 23 anos, achava que nunca ia alcançar uma vitória ou ia chegar a competir em um estádio como esse. Essa vitória reacendeu a vontade de continuar e agora conquistar o campeonato nacional, trazendo o título para o nosso Estado”, destacou a jogadora Dandara Mendes, que marcou dois dos três gols da partida final.

Já o segundo jogo masculino contou com a participação dos times São Lourenço, de Goiana, na Zona da Mata, e Buenos Aires, de Custódia, no Sertão Pernambucano. Em uma partida disputada e repleta de emoção, a equipe de Buenos Aires mostrou sua superioridade ao vencer por 1 a 0, garantindo a medalha de ouro e comemorando o título com muita vibração. “Jogar em uma arena da Copa do Mundo como essa era o sonho de muitos, e hoje realizamos esse desejo. Estamos extremamente felizes com a vitória e orgulhosos por representar bem Pernambuco no Rio de Janeiro. Agora, vamos com tudo em busca da conquista no campeonato nacional”, salientou o atleta Marcos Leandro.

Os campeões dos torneios masculino e feminino representarão Pernambuco na 1ª Copa Nacional Quilombola de Futebol, que ocorrerá em dezembro, entre os dias 09 e 15, no Rio de Janeiro.

Foto: Josimar Oliveira

O secretário executivo de Esportes, Luciano Leonidio, destacou a importância do evento. “Este campeonato representa um marco significativo para o desenvolvimento do esporte, ampliando o acesso e promovendo a inclusão das comunidades quilombolas. Não se trata apenas de talento esportivo, mas também do esporte como ferramenta de transformação social, quebrando barreiras e criando oportunidades para grupos que enfrentam desafios de acesso”, afirmou Leonidio.

Foto: Josimar Oliveira

Quilombolas em Pernambuco

Pernambuco abriga 196 comunidades quilombolas certificadas e 14 territórios oficialmente delimitados. Segundo o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Estado possui a 5ª maior população quilombola do Brasil, com 78.827 pessoas autodeclaradas. Este evento reafirma o compromisso de Pernambuco com a inclusão social e o desenvolvimento das comunidades quilombolas por meio do esporte, promovendo a união e o protagonismo dessas comunidades.