Os interessados podem se inscrever até o dia 7 de novembro

O Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM) está com inscrições abertas até o dia 7 de novembro. Os estudantes interessados devem realizar a inscrição do seu projeto com o tema “A integração regional e as mudanças climáticas”, pelo site: https://www.gov.br/mec/pt-br/pjm. Podem participar estudantes da 1ª e 2ª série do ensino médio, de escolas públicas municipais, estaduais ou distritais e que tenham nascido entre setembro de 2007 e julho de 2011. 

Para se inscrever, o (a) estudante deverá preencher formulário online e anexar os seguintes documentos: Projeto de autoria própria com orientação de um professor e Termo de ciência e autorização assinado pelos pais. O projeto deve ser elaborado pelo estudante com orientação de um professor tutor/orientador e deverá contemplar a realidade local do estudante (escola e Unidade da Federação). 

O PJM é uma iniciativa do Setor Educacional do Mercosul (SEM), criada em 2010, que busca oferecer um espaço para o protagonismo juvenil em discussões sobre os sistemas educacionais dos países da região.  O programa proporciona aos jovens estudantes de nível médio público dos países membros e associados do bloco um espaço de encontro e diálogo que incentiva o protagonismo juvenil.

Esta edição se torna estratégica para o Brasil, pois será a primeira vez que o País sediará a etapa internacional. A Seleção Nacional do PJM selecionará 81 jovens brasileiros que representarão seus estados na etapa nacional do Programa, sendo 3 representantes por Unidade da Federação. Na etapa internacional, cada Unidade da Federação contará com um representante.

Os jovens selecionados participarão de uma fase de formação e seleção para a etapa internacional do PJM e contribuirão para a elaboração da Declaração do Parlamento Juvenil do Mercosul, que será produzida durante o encontro em Foz do Iguaçu, em agosto de 2025.