Competição será realizada entre os dias  13 e 28 de novembro na cidade de João Pessoa, na Paraíba

A delegação pernambucana embarcou, na manhã desta terça-feira (12), rumo à cidade de João Pessoa, na Paraíba, para a disputa dos Jogos da Juventude 2024. Organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), o evento reúne mais de 4 mil atletas-estudantes de todo o país, entre 13 e 17 anos, em 18 modalidades olímpicas. Para esta edição, o estado estará representado por 209 pessoas entre atletas, técnicos e dirigentes. A competição será realizada entre os dias 13 e 28 de novembro.

Realizados anualmente pelo COB, desde o ano 2000, em colaboração com as confederações esportivas, os Jogos da Juventude reúnem os melhores jovens atletas do Brasil. Esta competição multiesportiva desempenha um papel crucial na formação de atletas e profissionais do esporte, sendo uma excelente oportunidade para difundir valores olímpicos entre jovens e adultos de todo o país. Os Jogos também são essenciais na descoberta e desenvolvimento de novos talentos com potencial esportivo.

O secretário executivo de Esportes, Luciano Leonidio, destacou o valor educacional dos Jogos: “Após os Jogos Escolares Brasileiros, realizados aqui no nosso estado, estaremos agora bem próximos, na Paraíba. Certamente muito bem preparados, com atletas que vêm de títulos dos Jogos Escolares de Pernambuco e que vão representar nosso estado brilhantemente. Ressaltando sempre que, por se tratar de uma competição escolar, o resultado é relevante, até para o desenvolvimento do atleta, mas, sem dúvida, o aspecto educacional é uma questão extremamente importante nesse processo”, declarou o secretário.

Nesta primeira fase de competições, que serão disputadas até o sábado (16), serão disputadas as modalidades do badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, taekwondo, tênis de mesa e tiro com arco. Pernambuco ainda estará presente em todas as outras modalidades do certame: águas abertas, atletismo, basquete, esgrima, ginástica artística, handebol, natação, triatlo, vôlei de praia, vôlei de quadra e luta livre.

Uma das atletas da delegação é Lorena Baracho, judoca na categoria meio-pesado. Com apenas 14 anos, Lorena vem de duas medalhas conquistadas nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2024, realizada no Recife. Integrante do Bolsa Atleta, um dos programas de incentivo ao esporte do Governo de Estado, ela competiu nos Jogos Escolares de Pernambuco (JEPs) nas categorias de 12 a 14 e de 14 a 16 anos, se sagrando campeã em ambas e garantindo vaga nas principais competições nacionais estudantis.

“Consegui a classificação para os Jogos da Juventude depois de três anos de JEBs, sendo a única atleta de Pernambuco a garantir vaga nas duas competições. Estou muito feliz e ansiosa por esses Jogos e espero que sejam tão especiais quanto os JEBs foram para mim. Particularmente, acho as duas competições como as melhores para um jovem atleta. Tem muita gente da nossa idade, áreas de convivência com jogos e brincadeiras, interações com pessoas de outros estados e esportes diferentes que podemos conhecer. Estou treinando bastante para tentar trazer mais uma medalha e mais um bom resultado para o nosso estado”, completou Lorena.

Na última edição da competição, em 2023, Pernambuco conquistou um grande resultado, encerrando a competição em 7º lugar no quadro geral de medalhas. Foram 26 conquistas, sendo nove medalhas de ouro, nove de prata e oito de bronze. Esse desempenho colocou o estado em 1º lugar entre as regiões Norte e Nordeste, que garantiu vaga na 1ª divisão em todas as modalidades para 2024.