Os centros de educação infantil serão implementados nos municípios de Cabrobó, Lagoa grande, Ouricuri, Arcoverde, Ibimirim, Itaíba, Pedra, Custódia e Granito
O Governo do Estado assinou, nesta segunda-feira (24), a ordem de serviço para dar início à construção de mais nove creches, em nove municípios pernambucanos. Esses centros de educação infantil, que fazem parte do primeiro bloco de construção, representam um investimento de aproximadamente R$ 42,7 milhões. A assinatura da ordem de serviço foi realizada em Serra Talhada, no Sertão, e contou com a presença da governadora Raquel Lyra.
A ação integra o programa Juntos pela Educação e é conduzida pela Secretaria Estadual de Educação (SEE) em parceria com a Secretaria de Projetos Estratégicos (Sepe) e a Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab), com o objetivo de expandir a oferta de vagas na educação infantil e fortalecer a rede pública de ensino em Pernambuco. As nove novas creches se somam às 38 que tiveram a ordem de serviço assinada na última quarta-feira (19), totalizando 47 novas creches em todo o estado.
“Estamos trabalhando para atender os pernambucanos com creches de qualidade, mobiliadas e com recursos garantidos para o primeiro ano de funcionamento. Estamos de mãos dadas com os municípios para transformar a educação de Pernambuco para melhor, desde os primeiros anos de vida das crianças. Desta forma, também garantimos às mães o direito de trabalhar por saberem que estão deixando seus filhos em um lugar seguro”, destacou a governadora Raquel Lyra.
Fotos: Josimar Oliveira
Os novos centros de educação infantil serão totalmente acessíveis e modernos, com espaços projetados para oferecer a melhor estrutura de aprendizado desde os primeiros anos de vida. Cada unidade contará com 10 salas de aula, além de áreas administrativa, educacional, de serviço e lazer, todas interligadas por um grande pátio central que servirá também como refeitório.
“A criança bem assistida chega ao ensino superior com mais qualidade. Por isso, o investimento em uma educação de qualidade desde a creche eleva o nível de ensino. Essa capacidade de entender a importância da primeira infância vem da primeira mulher governadora do Estado de Pernambuco, que é sensível a olhar pelas nossas crianças”, comentou o secretário executivo de Articulação Municipal de Educação, Natanael Silva, que participou do evento representando a SEE.
Cada creche poderá atender até 330 crianças com idade de 04 meses a 5 anos e 11 meses, em regime de tempo integral e meio período. A fim de proporcionar um ambiente adequado para o desenvolvimento infantil, os espaços ainda irão contar com áreas verdes para a integração das crianças com a natureza, além de trazer o uso de energia renovável e de propostas da reutilização de água, reforçando o compromisso com a sustentabilidade.
“Pernambuco segue avançando no sentido de aumentar a cobertura da primeira infância. Esse é um compromisso do Governo, que vai executar 250 creches em todo o Estado, assegurando às crianças o direito a um espaço de cuidado e educação e garantindo mais dignidade às mães. É com muito orgulho que a Sepe está envolvida e absolutamente comprometida com uma iniciativa tão importante como essa“, afirmou o secretário de Projetos Estratégicos, Rodrigo Ribeiro.
A construção das creches deste primeiro bloco foi dividida em lotes, cada um sob responsabilidade de uma empresa vencedora da licitação. Os lotes foram agrupados em função da proximidade dos municípios, prevendo uma melhor dinâmica na evolução das obras. O prazo para a conclusão das unidades de ensino é de 12 meses a partir da assinatura da ordem de serviço, sendo os dois primeiros meses dedicados ao desenvolvimento dos projetos e os dez seguintes à execução e finalização das obras.







