Estreia do bloco carnavalesco da educação foi realizado em Olinda, nesta quarta-feira (26)
Estudantes da Rede Estadual de Ensino movimentaram as ladeiras do Centro Histórico de Olinda durante um grande bloco carnavalesco. A Secretaria Estadual de Educação promoveu, nesta quarta-feira (26), o Semp Folia – Ano I, que reuniu mais de 2 mil estudantes, professores e gestores de 130 escolas, vindas de várias regiões do estado, em um grande cortejo de frevo e manifestações culturais para celebrar a tradição do carnaval pernambucano com muita alegria e integração.
O projeto Semp Folia é uma iniciativa da Secretaria Executiva do Ensino Médio e Profissional (Semp), que tem como objetivo proporcionar aos estudantes uma imersão enriquecedora no ciclo carnavalesco de Pernambuco. Por meio de vivências pedagógicas diversificadas, o bloco busca promover a integração entre as escolas, valorizando o patrimônio cultural local e incentivando a participação ativa dos estudantes nas celebrações carnavalescas.
“Estamos muito felizes com o resultado deste novo bloco. Trouxemos escolas de diversas Gerências Regionais para celebrar e aprender sobre o carnaval. O Semp Folia chegou para juntar os estudantes dos ensinos médio e do profissional para trazer o significado desta data tão importante para todos. É um prazer muito grande fazer parte deste momento e vamos todos curtir um Carnaval com muita alegria e muito significado”, completou o secretário executivo do Ensino Médio e Profissional, Paulo Dutra.
Pela primeira vez nas ladeiras de Olinda, a estudante Julia Alves, da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) de Arcoverde, pode conhecer de perto um pouco do melhor carnaval do Brasil. A estudante já tem costume de participar dos bloquinhos de rua que são promovidos no município e ficou encantada com a energia e a alegria que Olinda passa durante as festividades.
“Foi incrível poder participar deste momento tão grandioso e inspirador que é o Semp Folia. Conhecer a cidade de Olinda, a terra do melhor carnaval de todos, foi realmente maravilhoso. Amo o período do carnaval e to muito feliz de estar conhecendo mais essa cultura. Pretendo poder voltar mais vezes e poder participar das próximas edições desse bloco que é incrivel”, disse Julia.
Já a estudante da Escola Técnica Estadual (ETE) Dom Bosco, localizada no Recife, é frequentadora assídua do carnaval de Olinda desde muito criança e aprovou a iniciativa do Semp Folia. “É uma experiência muito massa poder estar aqui junto dos meus amigos. Sempre gostei muito de carnaval, principalmente, o daqui de Olinda e achei muito legal essa iniciativa de misturar os estudantes de várias cidades para conhecer a melhor cultura do meu país Pernambuco”, destacou.
O novo bloco carnavalesco dos estudantes da rede estadual veio para dar um novo tom do ensino médio em Pernambuco, agregando o já tradicional Bloco dos Estandartes, que era realizado desde 2009 pelas escolas de referência e técnicas, tendo desfilado por diversos municípios do estado. Apesar da mudança, o Semp Folia manteve a tradição de valorizar a educação e a cultura pernambucana, além de homenagear grandes personalidades do estado.
Os homenageados desta edição foram pessoas que se destacaram em áreas do conhecimento. A poetisa Maria do Carmo Barreto Campelo de Melo, homenageada ‘in memoriam’, foi uma referência no ensino de Língua Portuguesa e Literatura, deixando um grande legado para a educação no estado. Já o professor Gauss Moutinho Cordeiro é reconhecido pela sua contribuição à Estatística e à Matemática, com importantes trabalhos acadêmicos que impactaram a ciência no Brasil. Ambos, com suas trajetórias, inspiram as futuras gerações de estudantes e educadores.
O Semp Folia – Ano I levou a alegria do carnaval às ruas de Olinda com um trajeto repleto de tradição. A concentração começou na Praça da Sé e seguiu pela Ladeira da Misericórdia, Quatro Cantos e Mercado da Ribeira, com a culminância em frente à Prefeitura de Olinda, onde foi finalizado um desfile vibrante e muito marcante para toda a comunidade escolar.



















