Discussões fortaleceram o alinhamento de ações para a educação inclusiva em todas as escolas da Rede Estadual
Representantes das 16 Gerências Regionais de Educação (GREs) participaram do I Encontro Formativo de Educação Inclusiva de 2025, realizado nos dias 12 e 13, na sede da GRE Agreste Meridional, em Garanhuns. Técnicos de Educação Inclusiva de todo o estado discutiram o planejamento trimestral a partir do tema “Travessias inclusivas e a rede conectada: diálogos para a justiça socioambiental”.
O encontro fortaleceu o alinhamento de ações para a educação inclusiva em todas as unidades de ensino da Rede Estadual, seguindo a proposta de efetivar a inclusão e garantir o Atendimento Educacional Especializado (AEE) a todos os estudantes com deficiência que fazem parte do público-alvo.



“Escutamos as demandas específicas de todas as regionais, focando no tema proposto para o ano letivo, e fortalecemos o trabalho do calendário inclusivo para que a gente possa sempre estar trabalhando a temática na rede como um todo”, reforçou Sunnye Rose, gerente da Gerência de Políticas Educacionais de Educação Inclusiva (GEI), responsável por promover a formação.
A programação discutiu a instrumentalização do Plano de Atendimento Individualizado, documento que guia o acompanhamento do estudante no AEE e onde são listadas as estratégias de intervenção inclusiva do ponto de vista pedagógico. Também foram discutidas orientações sobre as aquisições de mobiliários e equipamentos que estão fortalecendo a educação inclusiva por meio do programa Pernambuco Acessível, lançado pelo Governo de Pernambuco em fevereiro.
“A gente está com um planejamento do primeiro semestre muito robusto, com formações, com o trabalho focais e o fortalecimento da relação dos técnicos de educação inclusiva em todas as gerências regionais”, complementa Sunnye.

