Em alusão ao Dia Mundial da Água, o concurso estimula estudantes e professores a refletirem sobre a preservação e o uso consciente do recurso hídrico

A Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco (SEE) em parceria com a Companhia Pernambucana de Saneamento (COMPESA), realizou, na manhã desta sexta-feira (21), no auditório da Sede da Companhia, localizada no bairro de Santo Amaro, no Recife, o lançamento do concurso cultural Desafio Educativo da Água: Ano III. A iniciativa tem como objetivo promover a reflexão e a criatividade dos estudantes e professores sobre a importância da água para a vida no planeta. As inscrições podem ser realizadas até o dia 26 de maio.  

Fazendo alusão ao Dia Mundial da Água, celebrado no dia 22 de março, o desafio busca incentivar e potencializar a capacidade criativa do público participante sobre a preservação do meio ambiente e a compreensão do saneamento. O concurso conta a produção de materiais nas linguagens verbal, não verbal e audiovisual em três categorias. São elas: Vídeo Reels para Estudantes do Ensino Fundamental – Anos Finais (6º ao 9º ano); Vídeo Reels para estudantes do Ensino Médio ( 1º ao 3º ano), do Ensino Médio Técnico e da Educação de Jovens e Adultos EJA e Fotografia (professores). 

Serão premiados os três melhores trabalhos de cada categoria. Os projetos devem ser produzidos sob a perspectiva dos seguintes subtemas: Água e Cidadania; Uso Sustentável da Água; Saneamento (tratamento de água e esgoto); Preservação das Florestas e Mudanças Climáticas. 

 

No evento para a assinatura do regulamento do concurso estiveram presentes Cledson Severino de Lima, gerente de Direitos Humanos e Cidadania da Secretaria de Educação de Pernambuco; Almir Cirilo, secretário de Recurso Hídricos e Saneamento de Pernambuco; e Douglas Balduíno, diretor de Engenharia e Sustentabilidade da Compesa; além dos estudantes da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Saturnino de Brito e Sylvio Rabello. 

Segundo o diretor de Engenharia e Sustentabilidade da Compesa, Douglas Balduíno, em 2024 foram realizadas 426 inscrições e cerca de 90 cidades do estado participaram do concurso. “Essa é uma maneira que encontramos de envolver as escolas. Os estudantes são o nosso futuro. Essa é uma forma de estimular que eles estudem, pesquisem e produzam vídeos e conteúdos relacionados à preservação do meio ambiente e da água, estimulando entre eles uma competição saudável. Esse ano, a nossa expectativa é superar 100 cidades inscritas e o número de 500 estudantes participando do concurso”, ressalta Douglas. 

Para Cledson Severino de Lima, gerente de Direitos Humanos e Cidadania, o desafio socioambiental conversa diretamente com a temática “Vidas, Escolas e Comunidade: educar para a promoção da justiça socioambiental”, adotada para ser trabalhada durante o ano nas escolas da rede estadual de Pernambuco.

“Esse concurso reforça o nosso compromisso com uma educação transformadora, conectando nossos estudantes às questões ambientais e ao futuro sustentável do estado. A participação crescente das escolas demonstra o engajamento da nossa rede de ensino na preservação da água e na construção de uma consciência ecológica”, pontua Cledson. 

Foto: Aluísio Moreira

As inscrições e todo o regulamento estão disponíveis no link:  

INSCRIÇÕES DESAFIO EDUCATIVO SOCIOAMBIENTAL – COMPESA 

Confira abaixo o cronograma do Desafio: 

OrdemEVENTODATA
1Lançamento do Desafio21 de março de 2025
2Inscrição e submissão das produções21 de março a 26 de maio de 2025
3Seleção das produções de todas as categorias pelas Comissões de Seleção27 de maio a 13 de junho de 2025
5Divulgação dos finalistas15 de junho
6Evento de culminância e entrega das premiaçõesPrevisão segunda quinzena de junho de 2025