Evento segue até a quarta-feira (30) com uma programação voltada ao fortalecimento da gestão pública municipal em Pernambuco
A Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco marcou presença mais um dia no 8º Congresso Pernambucano de Municípios, promovido pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). Com o tema “Gestão de Sucesso: planejamento e ação”, o evento reúne lideranças municipais e especialistas e representantes da sociedade civil para debater boas práticas e estratégias eficazes na administração pública local. O encontro, aberto nesta segunda-feira (28) segue até esta quarta-feira (30), com a presença de autoridades dos três níveis de governo, reforçando sua relevância para o fortalecimento e o desenvolvimento dos municípios pernambucanos.
A SEE está sendo representada pela Secretaria Executiva de Articulação Municipal (SEAM), criada em 2023, com o foco no fortalecimento da pauta municipalista. No estande montado no evento é realizado o atendimento aos prefeitos e agentes municipais interessados em tirar dúvidas do Programa Juntos pela Educação ou identificarem os encaminhamentos e status das entregas já realizadas aos seus municípios.


A coordenadora estadual do Censo Escolar da Educação Básica, Lígia Holanda, participou do painel que discutiu os indicadores para o planejamento da educação básica. Durante sua apresentação, ela destacou a relevância dos dados coletados pelo Censo Escolar e suas principais funções, como subsidiar políticas públicas, orientar o repasse de recursos e contribuir para a melhoria da qualidade da educação.
“O Censo Escolar é essencial para garantir o repasse adequado de recursos e a produção de indicadores que orientam melhorias na educação. Nosso papel é justamente coletar dados e informações que permitam compreender a realidade de cada município. Com base nesses dados, é possível planejar políticas públicas mais eficazes e promover uma distribuição de recursos mais justa e alinhada às necessidades de cada município”, acrescentou Lígia Holanda.


Participam do congresso prefeitos, técnicos, assessores, membros da sociedade civil e representantes do Governo Federal, Estadual e Municipal. Um dos destaques do congresso será o atendimento da Caravana Federativa, que traz ministérios, bancos públicos e diversas instituições federais para oferecer suporte direto às gestões locais. Além disso, foi lançada a iniciativa “Vamos Mudar Juntos”, do Governo de Pernambuco, com a participação de mais de 20 secretarias estaduais à disposição dos gestores municipais.

