Profissionais de apoio escolar do Agreste e do Sertão participaram do encontro 

Na última semana, a Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco (SEE) deu continuidade ao  ciclo formativo 2025 da educação inclusiva. De 9 a 11 de junho, profissionais de apoio escolar da Rede Estadual reuniram-se em Gravatá, no Agreste, para momentos de escuta, formação e troca de experiências que promovem a inclusão no ambiente escolar.

Participaram profissionais das Gerências Regionais de Educação (GREs) Agreste Meridional, Sertão do Moxotó-Ipanema, Sertão do Alto Pajeú, Deputado Antônio Novaes, Sertão do Médio São Francisco, Sertão Central e Sertão do Araripe. A programação continuou a discutir o tema “Construindo uma escola para todos: práticas transformadoras para uma educação inclusiva e equitativa”.


Durante o evento, oficinas práticas, com o objetivo de aprimorar o trabalho cotidiano, abordaram temas como estratégias de primeiros socorros na escola, seletividade alimentar, orientação e mobilidade, acolhimento e apoio a estudantes autistas e parcerias exitosas entre o profissional de apoio e o Atendimento Educacional Especializado (AEE).

Segundo a gerente de Políticas Educacionais de Educação Inclusiva, Sunnye Rose, as ações do ciclo preparam os profissionais da rede para lidar com os desafios da inclusão escolar. “As formações seguirão ao longo do ano, contemplando todas as áreas da educação inclusiva e todas as GREs. Nosso compromisso é proporcionar práticas que humanizem, acolham e promovam a transformação na educação. A educação inclusiva é um esforço coletivo e nosso objetivo é que, juntos, possamos fazer de Pernambuco um estado cada vez mais inclusivo”, reforça.

O ciclo formativo é realizado pela  Gerência de Políticas Educacionais de Educação Inclusiva (GEI), da secretaria executiva de Desenvolvimento da Educação (Sede).