SEE e instituição mantém parceria desde 2022
As Escolas Técnicas Estaduais (ETEs) Ginásio Pernambucano, no bairro de Santo Amaro, e Cícero Dias, em Boa Viagem, no Recife, receberam, nesta segunda-feira (11), a visita de uma comitiva da International Youth Foundation (IYF). A passagem pelas unidades marcou o início da agenda institucional da organização em Pernambuco, voltada a acompanhar os resultados do Programa EquipYouth e fortalecer ainda mais parcerias com a Secretaria Estadual de Educação (SEE).
Liderada por Felix Ramirez, Diretor de Programas para a América Latina, a comitiva conheceu de perto as ações do EquipYouth implementadas nas escolas, conversou com professores e estudantes e acompanhou atividades que unem formação técnica e desenvolvimento de competências socioemocionais.
Para a coordenadora de ações da Gerência Geral de Educação Profissional da SEE, Nayra Chaves, a visita reforça a importância de iniciativas que unem educação e empregabilidade. “O EquipYouth é um programa que amplia o horizonte dos nossos estudantes. Ele oferece formação técnica de qualidade e também trabalha habilidades essenciais para o mercado de trabalho e para a vida”, afirmou.
A programação segue, nesta terça-feira (12), com um encontro que reúne gerentes regionais de educação, gestores escolares e técnicos da Gerência Geral de Educação Profissional, com o objetivo de discutir oportunidades de expansão e novas frentes de atuação do programa no estado. A reunião acontece na sede da SEE.
Na quarta-feira (13), as visitas serão realizadas nas ETEs Maximiano Accioly Campos, em Jaboatão dos Guararapes, e José Joaquim da Silva Filho, em Vitória de Santo Antão. Na quinta (14), será a vez da Nelson Barbalho, em Caruaru, e Professor José Luiz de Mendonça, em Gravatá.
Presente em Pernambuco desde 2022, o EquipYouth é fruto de uma parceria com a Secretaria Executiva de Ensino Médio e Profissional e a Gerência Geral de Educação Profissional. O programa combina formações técnicas e comportamentais, com base na metodologia Passport to Success (PTS), que passou a integrar oficialmente o componente curricular das ETEs a partir de 2024.