Encontro reuniu mais de 90 profissionais das 16 Gerências Regionais de Educação
Aconteceu nesta terça-feira (19) a formação anual de nutricionistas do Programa de Alimentação Escolar (PAE), reunindo mais de 90 profissionais, novatos e veteranos, que atuam nas 16 Gerências Regionais de Educação (GREs). O encontro foi realizado no auditório da Secretaria Estadual de Saúde (SES), no bairro do Bongi, no Recife, tendo como foco a valorização e o fortalecimento do trabalho realizado na merenda escolar.
As nutricionistas desempenham papel essencial no cuidado com a alimentação dos estudantes, atuando na elaboração dos cardápios, no controle e verificação dos alimentos servidos e também na capacitação das merendeiras. A formação serviu para acolher os profissionais recém-convocados no último concurso, apresentar o programa e promover oficinas com trocas de experiências que enriquecem o trabalho cotidiano.



“Cerca de 80% do nosso quadro está com nutricionistas efetivas que estão contribuindo para a alimentação escolar de todos os estudantes da rede. Então, esses encontros servem para nos atualizarmos dentro do campo da alimentação escolar, promovendo uma melhor fiscalização do programa e de atendimento ao alunado, trazendo novas resoluções de atuação do nutricionista no âmbito escolar”, destacou a superintendente do Programa de Alimentação Escolar, Paula Darling.
A programação contou com palestra da professora Anna Carla Luna, da Universidade Federal de Alagoas, especialista em políticas públicas de alimentação escolar, além da participação de representantes do Conselho Regional de Nutricionistas, da Associação Pernambucana de Nutrição e da Secretaria Executiva de Combate à Fome.
O evento destacou a importância da atualização constante e mostrou como a merenda escolar ganha em qualidade, segurança e valor nutricional quando há profissionais qualificados comprometidos com a saúde e o bem-estar dos estudantes da rede estadual.