Delegação brilha em Brasília com conquistas no atletismo, ciclismo, esgrima e natação
A delegação pernambucana vem se destacando nos Jogos da Juventude. O estado encerrou, neste sábado (13), o primeiro bloco de competições dos Jogos da Juventude 2025, em Brasília, com um saldo positivo. Ao longo dos primeiros dias de disputas, os estudantes/atletas de Pernambuco mostraram talento e dedicação, arrematando um total de 16 medalhas, sendo três de ouro, duas de prata e 11 de bronze. Entre as conquistas, estudantes da Rede Estadual de Ensino conseguiram trazer para casa 4 medalhas.
“O desempenho da nossa delegação nos Jogos da Juventude mostra a força do esporte escolar em Pernambuco. Cada medalha conquistada é fruto de dedicação, talento e do trabalho que vem sendo realizado por eles e seus treinadores. Estamos muito orgulhosos de saber que temos estudantes da nossa rede estadual se destacando e levando o nome do estado para o pódio nacional. É momento de celebrar cada conquista e reforçar nossa torcida para os demais atletas que vão nos representar nos próximos dias”, destacou o secretário de Educação, Gilson Monteiro.
A disputa, que reúne os principais atletas escolares do Brasil em diversas modalidades, vem sendo palco de grandes performances dos pernambucanos. O evento é promovido pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) e, neste ano, está sendo realizado em Brasília, reunindo cerca de 4,7 mil estudantes de todas as regiões em provas de alto rendimento e integração esportiva.
“Quero parabenizar todos os nossos atletas pelas medalhas já conquistadas e pelo empenho que vêm demonstrando nos Jogos da Juventude. Cada conquista até aqui é motivo de orgulho para todos os pernambucanos. Aos que ainda vão entrar em disputa, deixo uma mensagem de incentivo para seguirem confiantes, pois vocês representam muito mais que vitórias individuais, representam sonhos coletivos. O esporte escolar é uma poderosa ferramenta de transformação, que forma cidadãos mais fortes, disciplinados e preparados para a vida. Estamos juntos em cada passo dessa caminhada”, disse o secretário executivo de Esportes, Marcos Nunes.
A natação foi sem dúvidas um dos grandes destaques de Pernambuco durante o primeiro bloco dos Jogos da Juventude, com Pernambuco subindo ao pódio em várias provas. Entre os nomes que brilharam está o de Carolina Rodrigues, que integra o Time PE, uma política pública de incentivo aos atletas do Governo do Estado, mostrando talento e consistência ao conquistar três medalhas de ouro e uma de bronze, consolidando-se como uma das principais atletas da delegação pernambucana na competição.
Entre os estudante da Rede Estadual de Ensino estava Hyane Lima, da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Manoel Borba, no Recife, que fez história ao conquistar a medalha de bronze no salto em distância na competição. Apaixonada pelo atletismo, a jovem celebrou não apenas o pódio, mas a superação de desafios pessoais durante a prova. Determinada, ela transformou o nervosismo em força na última tentativa, garantindo um lugar entre as melhores do país.
“Medalhar em uma competição nacional é uma realização enorme. Fiquei nervosa, mas tentei controlar a falta de confiança. Treinei muito e lutei bastante. Conseguir representar Pernambuco e trazer essa medalha é motivo de orgulho e a conquista foi na última tentativa, contra as adversárias, contra meu psicológico, minha falta de confiança na prova, mas que no fim deu tudo certo. Essa conquista me motiva a seguir treinando e melhorar cada vez mais”, comemorou Hyane.
Já o estudante Guilherme Henrique, da Erem Ageu Magalhães, também no Recife, mostrou talento e resistência no ciclismo por pontos, conquistando o bronze para Pernambuco. Experiente em competições escolares desde 2021, ele descreveu a medalha como um marco em sua trajetória, fruto de muito treinamento e o atleta ainda irá disputar a modalidade do triathlon e quer fazer história mais uma vez.
“Essa medalha é muito importante para mim. A prova foi muito difícil, com alta velocidade e ataques constantes. Mantive meu lugar entre os primeiros e consegui pontuar até o fim. Treinei bastante para chegar aqui e representar Pernambuco da melhor forma possível. Estou feliz com o resultado e motivado para brigar pela medalha agora no triathlon”, finalizou Guilherme.
Além de Hyane e Guilherme, mais dois estudantes da rede estadual também arremataram medalhas nos jogos. Rychardy Valença, da Escola Professora Antonia Marinho Apolinario, do município de Trindade, conquistou a medalha de prata na prova dos 400 m do atletismo. Já na esgrima, a estudante Yale Ramos, da Erem Luiz Delgado, no Recife, conquistou a medalha de bronze mostrando a força de estudantes da rede pública em uma modalidade pouco acessível.
A competição segue até o dia 25 de setembro. O segundo bloco de disputas começa nesta segunda-feira (15), após um domingo de descanso, marcado pela chegada e saída de delegações estaduais que competiram nas modalidades do primeiro bloco. Nesta nova etapa, os estudantes/atletas de Pernambuco entram em ação nas modalidades Águas Abertas, Triathlon, Wrestling, Basquetebol, Futsal e Vôlei de Praia, ampliando as chances de novas conquistas para o estado.
Crédito: Demison Costa




















