Entre os destaques do evento estão apresentações musicais e culturais com raízes em Luxemburgo

Entre os dias 7 e 14 de outubro, a Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco (BPE) abre as portas para a exposição iconográfica “Mútua Recognição”. O evento acontece no hall da instituição, das 8h às 20h45, com acesso gratuito para os visitantes. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a BPE, a artista plástica Joanna Scharlé e o Studio d’Opera du Luxembourg, promovendo um intercâmbio cultural entre Luxemburgo e Pernambuco. A programação vai além da mostra visual e reúne diferentes linguagens artísticas em celebração aos 190 anos de relações bilaterais entre Luxemburgo e Brasil.

Um dos destaques da programação será a apresentação musical em homenagem à tradição clássica europeia, com a participação do músico luxemburguês Radu Pantea, no dia 07 de outubro, às 18h. O público também poderá visitar as obras da artista plástica Joanna Scharlé, além de acompanhar a presença especial do crítico internacional de ópera Klaus Billand, que traz sua experiência e olhar sobre a cena cultural.

Como parte do evento “Viagens e Reconhecimento Mútuo”, será realizada uma ação educativa com a doação do livro “Naquela Esquina, Bem Longe Daqui”, do autor caribenho radicado no Brasil Pierre Richard. A obra dialoga com vivências no Luxemburgo e reforça a proposta do projeto de criar pontes culturais por meio da literatura.

“A mostra reafirma o compromisso da Biblioteca Pública com a valorização da diversidade e com o fortalecimento do diálogo entre culturas distintas. A iniciativa destaca a arte, a educação, a música clássica e a literatura como instrumentos de aproximação entre diferentes realidades, celebrando o passado e projetando futuros compartilhados”, explicou o gerente geral da BPE, Antonio Moura.