Maior competição escolar do país será realizada entre os dia 07 e 26 de outubro na cidade de Uberlândia, em Minas Gerais
A primeira parte da delegação pernambucana embarcou, ao longo desta segunda-feira (06), para a disputa do Jogos Escolares Brasileiros (JEBs). A edição 2025 da competição será realizada na cidade de Uberlândia, em Minas Gerais, e vai reunir milhares de estudantes/atletas de todo o Brasil para uma competição que promete muita emoção e disputas. Pernambuco será representado, ao todo, por aproximadamente 250 pessoas entre atletas, técnicos e dirigentes
“Estamos na torcida por cada um dos nossos estudantes que vão representar Pernambuco e suas escolas nos Jogos Escolares Brasileiros. Essa é uma grande oportunidade de mostrar o talento, o compromisso e a força do esporte educacional do nosso estado que, ao longo dos anos, vem conquistando excelentes resultados. Confiamos muito no potencial de todos e temos certeza de que eles darão o seu melhor dentro e fora das competições, levando com orgulho o nome do nosso estado para todo o país”, disse o secretário de Educação, Gilson Monteiro.
Os JEBs é uma grande competição esportiva organizada anualmente pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), com apoio do Ministério do Esporte. O certame tem como objetivo principal promover a prática esportiva entre estudantes de todo o Brasil, incentivando a competição saudável, valorizando a educação e a integração social entre os participantes. A competição ainda é uma seletiva para os Jogos Sul-Americanos Escolares.
“O embarque da nossa delegação é sempre um momento de grande expectativa e alegria. O Governo de Pernambuco garantiu toda a estrutura necessária para que nossos atletas pudessem viajar com segurança e conforto, representando suas escolas e o nosso estado da melhor forma. Os Jogos Escolares Brasileiros vão além de uma simples competição. É uma experiência transformadora, que marca a trajetória desses jovens e fortalece o vínculo entre esporte e educação”, destacou o secretário executivo de Esportes, Marcos Nunes.


Os jogos são voltados para as categorias masculino e feminino, com idade de 11 a 14 anos, nas modalidades olímpicas, não olímpicas e paralímpicas. Ao todo são 18 modalidades disputadas: atletismo, atletismo adaptado, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, natação, Taekwondo, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia, wrestling e xadrez.
Neste primeiro bloco da competição serão disputadas as modalidades de natação, tênis de mesa, badminton, vôlei de quadra, vôlei de praia e futsal. A última edição dos JEBs foi realizada em Recife, marcando a primeira vez que Pernambuco sediou a competição. Na ocasião, a delegação pernambucana conquistou 67 medalhas nas séries ouro, prata e bronze (espécie de 1ª, 2ª e 3ª divisão). Deste total, foram 16 medalhas de ouro, 23 de prata e 28 de bronze. O desempenho igualou a melhor campanha do estado na história dos jogos, alcançada em 2022, quando o evento foi disputado no Rio de Janeiro.






