A manhã desta terça-feira (25) marcou a reinauguração da academia do Parque e Centro Esportivo Santos Dumont, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. Em reforma desde o ano passado, o equipamento foi modernizado e é mais uma política de promoção à saúde e ao bem-estar realizada pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Educação. Com DJ e café da manhã, a abertura contou com a participação de Ivete Lacerda, secretária de Esportes, e Marcos Nunes, secretário executivo de esportes educacionais, que destacaram o compromisso do Estado com a ampliação dos espaços de prática esportiva.
“O que importa, na verdade, é implementar cada vez mais serviços que atendam a nossa população. Política pública bem feita é aquela que chega para todo mundo, não deixa ninguém para trás. A governadora Raquel Lyra sempre diz isso. A prova disso é esse espaço sendo para que vocês possam desfrutar de atividade física de forma sistematizada, segura e confortável”, afirmou Marcos Nunes durante a inauguração.
Com práticas de musculação e funcional, o espaço está aberto de segunda a sexta-feira, das 6h20 às 9h30 e das 15h às 19h. Cada aula tem duração de 50 minutos e capacidade para 25 alunos. Para participar, os interessados devem realizar o agendamento pela MUDE, plataforma de equipamentos esportivos, com pelo menos um dia de antecedência.
Coordenadora pedagógica do Santos Dumont, Rosangela Maia também celebrou a entrega do equipamento por consolidar ainda mais o parque como um espaço de convivência e cuidado com a saúde.
“A população já estava ansiosa pela entrega da academia. Encerramos esse ano de 2025 com muita força. Estamos retomando com alunos antigos, abrindo para novatos, e incentivando a população a estar cada vez mais ativa e com maior qualidade de vida”, disse.



Crédito: Tony Alencar
Para atender o público, estão disponíveis cinco professores e seis estagiários de Educação Física. Segundo Marcelo Furtado, um dos profissionais da academia, o equipamento público promove a democratização do acesso à prática esportiva, especialmente em uma área rodeada por comunidades.
“É de uma importância muito grande, porque estabelece e reabilita a confiança e a força física de muitas pessoas que precisaram se afastar das atividades físicas. Os professores foram capacitados para esse tipo de trabalho. Em torno do parque, nós temos comunidades que, muitas vezes, não são bem assistidas por outros equipamentos. O bairro de Boa Viagem em si é uma área nobre e tem muitos equipamentos particulares, mas não tem uma academia pública. Aqui passa a ser um espaço de integração social, promovido pelo Governo de Pernambuco”, ressaltou.
Entre os frequentadores do parque, a academia foi recebida com entusiasmo. Rosimere da Silva, dona de casa de 61 anos, que já participa regularmente das atividades de aeróbica e alongamento no Santos Dumont, destacou a importância de ter o novo serviço à disposição: “Eu estava passando por um momento difícil há alguns meses. O que tem me distraído são as atividades aqui no Santos Dumont. Agora vai ser ótimo ter mais uma atividade”.
As irmãs aposentadas Suely, Graciete e Gracilane Rodrigues costumam frequentar o centro esportivo para realização de outras atividades físicas e foram juntas à inauguração desta terça, onde participaram da aula de funcional. “Amanhã eu venho para os exercícios de novo. Fazer atividade ao ar livre é muito bom e fazer aulas aqui no Santos Dumont tem melhorado muito a minha saúde”, disse Graciete, 70 anos.

