Evento reuniu gerentes e coordenadores da gestão estadual, além de secretários municipais

A Secretaria de Educação de Pernambuco (SEE), por meio da Secretaria Executiva de Articulação Municipal (Seam), realizou, na última quinta-feira (11), um encontro formativo voltado ao fortalecimento do Regime de Colaboração entre o Estado e municípios. A atividade foi realizada no município do Recife, nos prédios das Gerências Regionais Recife Sul, Metropolitana Norte e Sul, e contou com palestras e mesas de diálogo.

Voltado para Gerentes Regionais, Coordenadores Gerais de Articulação Municipal (CGAMs), Dirigentes Municipais de Educação e a equipe técnica da SEAM, o evento teve como principal objetivo celebrar as conquistas alcançadas ao longo do ano e promover um espaço de integração, formação e troca de experiências. Na ocasião, foram realizadas palestras com relatos de experiências, mesas de diálogo que falaram sobre “A importância dos(as) CGAMs para os municípios” e ainda uma apresentação cultural da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Apolônio Sales. 

Durante os encontros, foi reforçado o compromisso do programa Juntos pela Educação e da Seam com o atendimento qualificado aos municípios pernambucanos. Além disso, a iniciativa buscou acolher, ouvir e valorizar as equipes que atuam diretamente no Regime de Colaboração, destacando a importância dos Coordenadores Gerais na articulação entre o Estado e as redes municipais. 

O secretário executivo de Articulação Municipal, Natanael José da Silva, falou sobre a importância desse momento. “A construção do que fizemos em 2023 e 2024, e agora, concluindo 2025, é uma conquista extraordinária. Nós, enquanto Seam, contribuímos e fazemos com que as gerências sintam como nós realizamos as ações porque há um propósito para isso. Tivemos aqui, pela primeira vez, um evento que contou com a presença de 16 secretários municipais de educação, de 16 Gerentes Regionais de Educação e Coordenadores das Gerências Regionais de Educação, por uma causa que é o Regime de Colaboração. Todos por todos e ninguém fica para trás”.