Mais de 200 estudantes partiram para o programa de intercâmbio
O Programa Ganhe o Mundo, iniciativa do Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Educação (SEE), realizou o último embarque de 2025 entre a sexta-feira (19) e o domingo (21). Do Aeroporto Internacional dos Guararapes, no Recife, 206 estudantes da Rede Estadual de Ensino viajaram rumo ao Canadá.
Com destino às cidades de Montreal e Vancouver, o grupo tem alunos do Agreste, Sertão, Zona da Mata, Recife e Região Metropolitana. Ao longo de 18 semanas, os intercambistas farão curso de inglês (College) em instituições de ensino canadense para aprimorar o domínio da língua, vivenciar uma nova cultura e ampliar o desenvolvimento acadêmico e pessoal.
“Somando os embarques de novembro, dezembro e janeiro, são 700 estudantes que o Governo de Pernambuco envia para o Canadá. Com os que embarcaram para o Chile, temos, no total, 900 estudantes participando do programa nesta edição. E, em 2026, iremos adiante, com 2 mil alunos viajando por meio do PGM, um programa que, além de proporcionar o aprendizado de um novo idioma, possibilita que os participantes conheçam novas culturas e ampliem ainda mais os seus horizontes”, destacou o secretário de Educação, Gilson Monteiro.
A empolgação entre os estudantes para a experiência é alta, como expressado por Arthur Garcez, da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Arnaldo Assunção, em Caruaru: “A expectativa está a mil para aprender. A bagagem, com certeza, vai voltar mais cheia de experiências”, comentou.
A estudante Camilla Gois, da Escola Técnica Estadual (ETE) Professor Jonas Francisco, em Arcoverde, também compartilhou as suas expectativas. “Vamos aprimorar o nosso inglês e eu espero que seja uma experiência de muito aprendizado. É uma outra cultura, então tem a adaptação também”, disse.
O trajeto entre Brasil e Canadá é acompanhado por representantes da SEE e da One Operadora, empresa parceira que executa o programa.
Além disso, o programa garante seguro saúde internacional, acomodação em casas de família (host family), além de bolsa mensal no valor de R$ 1620. Ao fim do intercâmbio, os estudantes receberão os certificados de conclusão do curso realizado.
Em 2025, pelo menos um estudante de cada município de Pernambuco foi contemplado com a oportunidade de participar do PGM.















