Unidade fica localizada no bairro do Xique-Xique e vai reforçar o cuidado com a primeira infância
O Governo de Pernambuco avançou na ampliação da educação infantil ao entregar, na última sexta-feira (06), o segundo Centro de Educação Infantil construído na atual gestão. Localizada no bairro de Xique-Xique, em Caruaru, no Agreste, a unidade reforça o cuidado com a primeira infância, aproximando da meta estadual de ampliar vagas em creches e pré-escolas.
A iniciativa integra o Programa Juntos pela Educação, da Secretaria Estadual de Educação, em parceria com a Secretaria de Projetos Estratégicos e a Companhia Estadual de Habitação e Obras. O foco é ampliar a rede pública de educação infantil, assegurando infraestrutura adequada, ambientes seguros e condições favoráveis ao desenvolvimento das crianças.
O Centro de Educação Infantil de Caruaru fica localizado na Rua Quitéria Batista de Souza e foi implantado em uma área de 60 metros por 40 metros, com capacidade para atender até 350 crianças. A unidade conta com dez salas, distribuídas entre turmas de berçário e pré-escola. O investimento total na obra foi de R$ 4.674.773,97.
“As crianças recebem aqui cinco refeições por dia. Chegam às sete da manhã e saem às cinco da tarde, com toda a estrutura necessária, com alimentação adequada, com desenvolvimento adequado para aprender a ler e escrever na idade certa e se socializar no tempo certo”, destacou a governadora Raquel Lyra, durante o evento de inauguração.



Fotos: Josimar Oliveira
Em dezembro, o Governo do Estado havia entregue o primeiro Centro de Educação Infantil da atual gestão, o CEI Tia Nicinha, no município de Igarassu, na Região Metropolitana do Recife.
Os centros educacionais infantis entregues seguem um padrão de projeto que priorizou a integração dos ambientes, o controle de acesso para reforçar a segurança, o cumprimento das normas de acessibilidade e a criação de espaços acolhedores, favorecendo a convivência entre diferentes faixas etárias e facilitando o monitoramento e a fluidez dos espaços.
“Este é mais um motivo de celebração. A segunda creche que a gente entrega. E é daí para melhor. Cuidando da primeira infância promovemos o desenvolvimento natural na alfabetização na idade certa e o desenvolvimento necessário para receber esses estudantes com qualidade e qualificação quando eles entrarem na rede estadual”, disse o secretário de educação, Gilson Monteiro.
A meta do Governo de Pernambuco é ofertar cerca de 60 mil vagas em creches e pré-escolas. A iniciativa buscou garantir um ambiente seguro, acessível e acolhedor, contribuindo para o desenvolvimento integral das crianças e para o fortalecimento das políticas públicas voltadas à primeira infância em todo o estado.

