Ciclo junino do projeto cultural encabeçado pela SEE e Fundarpe vai até 26 de junho

O Brincantes nas Escolas, projeto do Governo de Pernambuco que leva as tradições populares do estado para as escolas da rede estadual de ensino, já deu início ao ciclo junino. A iniciativa é realizada por meio de uma parceria entre a Secretaria Estadual de Educação (SEE) e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e contempla 210 unidades de ensino de 10 a 26 de junho.

Neste ciclo, as escolas recebem agremiações pernambucanas ligadas à tradição junina, como xaxado, forró, baião, coco de roda, quadrilhas juninas, samba de véio, ciranda, Acorda Povo, entre outras formas de expressões culturais. Desse modo, a comunidade escolar da rede estadual de ensino têm inserido ao seu cotidiano as expressões e patrimônios culturais de Pernambuco.

“O Brincantes nas Escolas contribui para a manutenção  de nossas características culturais, nosso patrimônio imaterial, preservando nossas tradições ao promover momentos de compartilhamento de saberes e fruição de nossas expressões culturais populares no chão da escola. A iniciativa tem o sentido de fortalecer o sentimento de pertencimento  e de nossas identidades na comunidade escolar, bem como revelar talentos, desenvolver habilidades com a formação de novos públicos e promover a convivência entre as diferenças por meio de uma ação coletiva”, explica a gerente de Ações Culturais (GAC) da SEE, Lêda Dias.

Para a presidente da Fundarpe, Renata Borba, o projeto fortalece os vínculos entre educação, patrimônio cultural e cidadania. “O Brincantes nas Escolas integra o Programa Estadual de Educação Patrimonial, uma instância de implantação e execução de políticas públicas culturais em todo o estado. Ao levar mestres e agremiações da cultura popular em escolas da rede estadual, o Governo de Pernambuco reforça seu compromisso com a educação patrimonial, a preservação das tradições e a formação de novas gerações que reconhecem e se orgulham da cultura pernambucana”, destaca.

A Escola Dr. Leôncio Gomes de Araújo, em São Lourenço da Mata, foi uma das unidades de ensino contempladas com uma visita dos Brincantes nesta terça-feira (16). A quadrilha junina infantil Xilindró de Ritmos trouxe o espetáculo “Vida Maria”, que apresenta uma história emocionante sobre superação das desigualdades por meio da educação. Essa foi a primeira vez que a escola recebeu uma apresentação do ciclo junino do projeto.

Para a aluna Heloísa Santos, do 9º ano do ensino fundamental, a apresentação foi um incentivo e resgata uma história familiar. “Meu pai já dançou e eu acho isso muito inspirador, porque é cultura. Eu também acho muito importante as quadrilhas se apresentarem em escolas porque tem gente que não conhece”, disse.

A professora Sandra Nascimento se encantou com a apresentação das crianças do Xilindró de Ritmos e destacou a importância de mostrar a cultura popular de Pernambuco nas escolas. “Trazer uma apresentação cultural e ainda mostrar a valorização da educação é muito importante. Não é só cultura, é educação também, porque os dois caminham juntos”, enfatizou.

Fotos: Humberto Cassimiro/SEE