Trabalho trouxe adaptação, em três episódios, da obra “Meu povinho de Caruaru”

Estudantes da Escola Técnica Estadual (ETE) Nelson Barbalho, no município de Caruaru, produziram um radiodrama da obra “Meu povinho de Caruaru”, de Nelson Barbalho, que foi exibido de forma inédita pela Rádio Caruaru FM na última semana. Os alunos fazem parte do Curso Técnico Subsequente de Produção de Áudio e Vídeo, e foram os responsáveis pela gravação de três episódios em homenagem ao escritor, que tem mais de 50 livros sobre a capital do Agreste. 

O trabalho foi exibido na última quarta (26), quinta (27) e sexta-feira (28) na programação da Caruaru FM. Durante a produção, os estudantes se aprofundaram sobre as obras de Nelson Barbalho, conheceram os personagens emblemáticos do autor que ganharam vida, e adaptaram as obras literárias para o universo da linguagem radiofônica. 

No primeiro episódio, os estudantes abordaram a história de Aristides Veras, o construtor responsável pelo bairro Petrópolis. O segundo episódio mostrou a trajetória do Major Sinval, que implantou a medicina na cidade de Caruaru e livrou crianças da cegueira. Já no terceiro e último episódio, abordou-se a história de Álvaro Lins, o caruaruense que se tornou membro da Academia Brasileira de Letras.        

Essa produção é fruto do trabalho final da disciplina de Edição e Finalização de Áudio, com orientação do professor Luiz Carlos Fernandes. Os alunos foram responsáveis por todas as etapas da produção: escolha dos personagens, roteiro, captação de áudio, gravação, sonoplastia e edição.

“Nessa conclusão do curso, encontramos uma forma de homenagear Nelson Barbalho, que além de ser o patrono da primeira escola técnica de comunicação de Pernambuco, também era jornalista. Decidimos trabalhar com a obra “Meu Povinho de Caruaru” e adaptamos os textos em roteiros, permitindo que os alunos interpretassem os personagens. Eles foram os responsáveis por todo o processo de produção. O resultado foi um trabalho incrível. Eles puderam aplicar tudo o que aprenderam na disciplina”, detalhou Luiz Carlos. 

O diretor de programação da Rádio Caruaru FM, Anderson Marinho, ressaltou a importância de abrir o espaço para os estudantes que estão finalizando o curso. “Nós, como instrumento de voz da comunidade para a sociedade, abrimos espaço para esses alunos mostrarem seus trabalhos. É mais um meio de incentivar e estimular a prática desses novos profissionais, que em breve estarão no mercado, exercendo funções importantes dentro das emissoras a serviço do povo”, disse.

O estudante Wesley Patriota, que interpretou Nelson Barbalho, contou, com entusiasmo, como foi participar da produção. “Fiquei muito feliz com o resultado do trabalho que a turma desenvolveu nesse final do curso. Poder conhecer ainda mais a história de cada um, preparar o roteiro e dar vida a esses personagens tão importantes na história caruaruense foi uma forma de poder homenagear cada um deles. Me senti muito honrado em poder interpretar e dar voz ao nosso grande Nelson Barbalho”, disse.

Quem foi Nelson Barbalho?

Nelson Barbalho foi um escritor pernambucano que nasceu em 13 de abril de 1932 e faleceu em 15 de dezembro de 1993. Ele foi um importante autor da região do Agreste, especialmente conhecido por sua dedicação em retratar a cidade de Caruaru, no Estado de Pernambuco. 

Barbalho deixou um legado literário significativo, com mais de 50 livros publicados, nos quais explorou temas relacionados à cultura, história e tradições locais. Sua escrita se destacava pela riqueza de detalhes e descrições realistas da vida e do cotidiano do povo de Caruaru, tornando-se uma referência na literatura regional nordestina.

Episódio 1: 

https://drive.google.com/file/d/1ujIQO0RmHetFKvcMpr7l5_3yOjXWQTgj/view?usp=sharing

Episódio 2:

https://drive.google.com/file/d/1xxErrytwBL-KUhTnMdVIRZrbn_Tf6qk7/view?usp=sharing

Episódio 3: 

https://drive.google.com/file/d/16sOunkWod1u_8aiw6qv2FofucWkkUbqt/view?usp=sharing