Excursão faz parte das atividades do Clube de Desenho da escola

Os estudantes da Escola de Referência em Ensino Fundamental (EREF) Creusa Barreto Dornelas Câmara, situada no bairro da Torre, Zona Norte do Recife, participaram, nesta terça-feira (22), de uma excursão pedagógica no Instituto Ricardo Brennand (IRB), no bairro da Várzea, para conhecer a exposição “OSGEMEOS: Nossos Segredos”, dos artistas Gustavo e Otávio Pandolfo, dupla de irmãos grafiteiros de São Paulo.

Os cerca de 30 alunos participantes fazem parte do Clube de Desenho da EREF Creusa, que recentemente iniciou as atividades e foi criado com o objetivo de ajudar no dia a dia, estimular a criatividade e, quem sabe, até desenvolver talentos.

O professor de inglês Mário Roberto, que é um dos coordenadores do clube, comentou sobre a excursão. “Foi uma experiência única poder proporcionar esse momento aos estudantes, que estão bastante engajados no projeto. Eles ficaram muito entusiasmados e inspirados com as obras da exposição e, no fim, esse é o objetivo: fazer com que se divirtam e transformem suas realidades através da arte”, pontuou.

Foto: Josimar Oliveira

A exposição “Nossos Segredos” faz uma viagem pelos 30 anos de carreira dos irmãos grafiteiros e mais de 800 obras podem ser vistas no museu pernambucano. Inclusive, Recife é a primeira cidade do Nordeste a receber a apresentação, que já foi vista por mais de 1,3 milhão de pessoas ao redor do mundo. Entre o acervo da mostra estão murais, telas, esculturas e instalações, que vão de referências ao hip hop até universos criados pelos próprios artistas. A exibição acontece até o próximo domingo (27).

Fotos: Josimar Oliveira

Rarysson Martins, aluno do 7° ano, aproveitou toda a linha do tempo traçada na apresentação da mostra – da infância dos criadores aos dias atuais – mas uma parte específica o deixou encantado. “O que mais me chamou atenção foram as ilustrações nos cadernos de desenho dos gêmeos. Elas são muito ricas em traços e detalhes. Foi divertido tentar interpretá-las”, comentou o estudante.

Shamyra Gabrielly, do 8° ano, aprovou a experiência extraclasse proporcionada pelo Clube do Desenho. “É a primeira vez que vim aqui (no Instituto Ricardo Brennand) e as artes são muito bonitas; tanto as da exposição dos gêmeos quanto as do museu. Vou me inspirar bastante nos meus próximos desenhos”, disse a artista. 

Fotos: Josimar Oliveira

A excursão complementou as atividades da oficina de grafite, a primeira do Clube, realizada no dia 09 de agosto na biblioteca da unidade de ensino, cujo tema foi “A Arte do Grafite: Traçando Uma Cultura de Paz”, com participação do artista grafiteiro Rafa Mattos.