Escuta popular passou pelo Sertão do Itaparica, Sertão do Pajeú e Zona da Mata Sul

O Governo de Pernambuco deu sequência, durante mais uma semana (dos dias 14 a 16), à etapa presencial da escuta popular “Ouvir Para Mudar”, ação em que, através da exposição de demandas prioritárias, a população participa diretamente da construção do Plano Plurianual (PPA 2024/2027), que vai guiar as ações governamentais no Estado pelos próximos anos. Desta vez, mais três Regionais de Desenvolvimento (RD) de Pernambuco receberam a iniciativa. Na quinta-feira (14), a caravana passou pelo município de Floresta, no Sertão do Itaparica, e por Serra Talhada, no Sertão do Pajeú. Já no sábado (16), foi a vez do município de Palmares, na Região da Zona da Mata Sul.

Foto: Filipe Jordão

Em Floresta, a escuta foi realizada na Escola Técnica Estadual (ETE) Deputado Afonso Ferraz. Já em Serra Talhada, a Escola de Referência em Ensino Fundamental e Médio (EREFEM) Methodio de Godoy Lima sediou o evento. Enquanto em Palmares, a Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Dom Acácio Rodrigues Alves foi o local da ação.

“Essa é uma grande oportunidade que temos de escutar a população e entender quais as suas principais demandas. É a partir da fala do povo que iremos nos prontificar a construir políticas públicas que atendam às necessidades de cada região”, destacou a secretária de Educação e Esportes, Ivaneide Dantas.

Fotos: Filipe Jordão

A dinâmica das escutas seguiu o padrão das anteriores, com os participantes (sendo a população do município sede ou das cidades que compõem a região visitada) divididos em salas temáticas. A sala cujo tema é “Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia”, da qual a Secretaria de Educação e Esportes (SEE) faz parte, esteve lotada em todas as ocasiões.

O público pôde debater sobre necessidades, prioridades e demandas relacionadas à pasta, pautas que são fundamentais para o desenvolvimento do Estado. Ao final, o compilado de  propostas foi apresentado diretamente ao governo.  “Esse é um momento rico, em que nos foi dada a oportunidade de falarmos, de reivindicarmos, de colocarmos os nossos questionamentos, de pedirmos soluções para alguns problemas. É um momento que a gente já vinha aguardando há muito tempo”, ressaltou a professora Gleice Carvalho, que é secretária municipal de educação em Floresta. Entre as principais demandas citadas por ela, está a do transporte escolar para o município.

Fotos: Filipe Jordão

A caravana do Ouvir para Mudar vai visitar todas as 12 Regiões de Desenvolvimento (RD) de Pernambuco. Quem não conseguiu participar presencialmente das escutas já realizadas pode deixar sua proposta no site: www.ouvirparamudar.pe.gov.br. A plataforma virtual de escuta popular foi lançada em agosto pelo governo e apresenta 27 propostas de programas governamentais, para que a população vote nas que considerar prioritárias. As sugestões deixadas no site serão analisadas e particularizadas de acordo com temas, regiões ou grupos sociais.