O CFE é um projeto que tem como objetivo formar jovens talentos no esporte

Foi inaugurado, na última quarta-feira (20),  o núcleo do Centro de Formação Esportiva (CFE), no Parque e Centro Esportivo Santos Dumont, localizado no bairro de Boa Viagem. O Santos Dumont se junta à Arena de Pernambuco como os dois polos em funcionamento, atualmente. O objetivo do CFE é formar jovens talentos no esporte, proporcionando educação, saúde e cidadania. As aulas ocorrem todas as quartas e sextas-feiras, em dois turnos: manhã (8h às 11h) e tarde (14h às 17h).

“Já temos um núcleo do CFE na Arena de Pernambuco e agora inauguramos um no Santos Dumont. A ideia desse projeto é justamente difundir ainda mais a atividade esportiva, atendendo assim o maior número de crianças e jovens de Pernambuco. Em breve iremos entregar mais núcleos em todo o Estado, contemplando Região Metropolitana, Zona da Mata, Agreste e Sertão”, disse o secretário executivo de Esportes, Luciano Leonidio. 

Foto: Josimar Oliveira

O núcleo do Santos Dumont beneficiará cerca de 150 crianças (75 no turno da manhã e 75 no turno da tarde), com idades entre 5 e 12 anos. Os participantes terão a oportunidade de praticar modalidades esportivas coletivas e individuais, tais como atletismo, judô, ginástica artística, futsal, vôlei, basquete e handebol. Além disso, eles terão acesso a acompanhamento psicopedagógico. O primeiro dia de aula foi de muita diversão.

“Pude aprender várias coisas novas, praticar esportes que eu nunca tinha jogado e amei. Os professores são muito legais e a gente vê que eles realmente gostam dos alunos e amam o trabalho que fazem. A gente vê isso só de olhar para eles. Tô gostando muito. Está mais do que aprovado!”, festejou a estudante Helen Graice.

A dinâmica das aulas do novo núcleo consiste na rotação dos alunos, que são divididos por faixa etária, pelos quatro blocos de atividades, para que todos tenham a mesma experiência. “A gente tem quatro grupos divididos pela idade, que participam de quatro grandes blocos. Aqui eles praticam atividades socioemocionais, que têm uma pegada mais pedagógica, modalidades coletivas, modalidades atléticas e gímnicas e um bloco relacionado às artes marciais. A garotada chega, cada idade vai para um espaço (bloco) e fazemos a rotação para ser uma grande brincadeira sobre o esporte com todo mundo rodando em todas as partes”, explicou o coordenador do CFE, Fabiano Souza.

O Centro de Formação Esportiva é um projeto do Programa Juntos pela Educação, maior programa de investimento em Educação do Estado (R$ 5,5 bilhões em quatro anos). Os CFEs são coordenados pela  Secretaria Executiva de Esportes. Nos centros, serão realizadas ações que vão garantir o desenvolvimento da educação, com foco em políticas educacionais, esportes, segurança alimentar e escolar, saúde e inclusão.

Foto: Josimar Oliveira