transporte escolar, pernambuco

Compromisso foi assumido durante encontro com as empresas donas dos ônibus

Com o objetivo de melhorar cada vez mais o serviço de transporte escolar, dando mais conforto, acessibilidade e segurança aos estudantes, a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE) promoveu um encontro com os proprietários das empresas donas dos ônibus para ouvir demandas, alinhar diretrizes e propor ações, a exemplo de intensificar as fiscalizações do serviço. A reunião aconteceu no auditório da SEE, no bairro da Várzea, Zona Oeste do Recife, no último dia 31.

Durante o encontro, foi firmado ainda o compromisso de que a SEE, por meio das Gerências Regionais de Educação (GREs) – cujos representantes também estavam presentes, atuará fortemente na conscientização dos estudantes com relação ao zelo com os veículos e de práticas que contribuem para a segurança, como uso de cinto de segurança.

“A gente sentiu, ao longo desse ano, que as empresas estão precisando melhorar a qualidade dos seus veículos para permanecer dentro dos padrões que são exigidos na legislação de transporte escolar. Foi um momento de escuta dos problemas enfrentados pelas empresas e de troca de experiências exitosas, que servirão de base para o planejamento das ações do Estado a partir do próximo ano”, pontuou a superintendente de Transportes da SEE, Nathália Lins.

Demandas e ações foram apresentadas visando melhoria do transporte escolar de Pernambuco | Foto: Divulgação

Em maio deste ano, o Tribunal de Contas do Estado identificou, por meio de uma auditoria, que cerca de 97% dos ônibus escolares apresentavam algum tipo de irregularidade. “Isso chamou a nossa atenção e, desde então, temos feito várias ações sobre como a gente pode melhorar essa situação. Queremos iniciar o próximo ano de uma forma mais organizada”, acrescentou Nathália.

Essa foi a primeira vez que um encontro com esse mote de debate foi realizado pela Secretaria de Educação e Esportes. A intenção é realizar reuniões sobre a qualidade do transporte escolar semestralmente.

Este ano, o Governo do Estado já entregou 180 novos ônibus para a frota escolar, por meio do programa “Juntos pela Educação”, que é o maior projeto de investimento na Educação de Pernambuco, com orçamento previsto em R$ 5,5 bi. Até 2026, serão repassados mil novos ônibus escolares.