secretaria de educação, eja campo, agrinordeste

Participam do evento as 14 Gerências Regionais de Educação onde há a modalidade

Estudantes da Educação de Jovens e Adultos do Campo (EJA Campo) participam da 30ª edição da Agrinordeste, organizada pela Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (Faepe) no Centro de Convenções, em Olinda, e que segue até o próximo domingo (03). No estande dedicado aos alunos, eles têm a oportunidade de expor produtos agrícolas e artesanatos desenvolvidos por eles mesmos, nas regiões onde vivem.

Participam do evento as 14 Gerências Regionais de Educação onde há turmas da EJA Campo. Na oportunidade, os estudantes colocam à venda pequenos alimentos agroecológicos, produtos de moda, beleza e higiene, repelentes criados com elementos naturais, artigos de decoração, entre outros.

“Todos esses produtos são produzidos no dia-a-dia desses estudantes, mas com o incentivo da Educação de Jovens e Adultos a gente ajuda no desenvolvimento econômico deles e das comunidades onde vivem. Os professores atuam discutindo as questões do solo, da agricultura, do cuidado com o meio ambiente e, assim, o aluno pode fazer a relação entre a sua produção e a possibilidade de venda”, explicou a gerente de Educação do Campo da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE), Waldênia Leão.

Fotos: Josimar Oliveira

Um exemplo vivo dessa realidade é da estudante dos anos finais do Ensino Fundamental, Ana Paula Silva. Ela vive na comunidade quilombola Laje do Carrapicho Chico Matias, localizada em Alagoinha, no Agreste de Pernambuco, e está presente na feira apresentando bonecas produzidas com materiais reciclados.

“Ainda criança, aprendi a fazer coisas com produtos reciclados. Aí, com a ajuda das professoras, a gente pôde melhorar o trabalho. Estou muito feliz de vir de tão longe e estar aqui hoje”, relatou.

A aluna Josenilda Santos, de Brejinho, no Sertão, também contou que depois que entrou na escola, passou a ter mais oportunidades de vendas de seus artesanatos. “Já participei de outras feiras através da escola e agora estou tendo a oportunidade de vir pra cá. Estou tendo mais desenvolvimento, melhorei minha produção. Me sinto feliz e realizada”, relatou.

A feira Agrinordeste acontece até o domingo, sempre das 10h às 21h, com entrada gratuita. O presidente da Faepe, Pio Guerra, acredita que os estudantes do campo terão bons ganhos devido ao conhecimento obtido nas escolas. “Acho que esses comerciantes que tiveram a capacitação nas escolas serão um dos que terão os maiores ganhos. Espero que eles façam ótimos negócios”, disse.