Com palestras e debates, o evento foi voltado para a educação infantil

A Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE/PE), através da Secretaria Executiva de Desenvolvimento da Educação (SEDE), realizou, no período de 05 a 07 de dezembro, a formação em educação escolar indígena “Narubae: aprendizagem infantil com encantamento”. O evento aconteceu no município de Gravatá, Agreste do Estado, e foi direcionado para educadores que atuam na educação infantil e coordenações pedagógicas do segmento.

Coordenada pela Superintendência de Políticas Educacionais Indígenas (SUPIN) e pela Gerência de Educação Escolar Indígena (GEEI), o objetivo da formação foi desconstruir paradigmas e construir novas formas de fazer educação. A programação contou com jogos e brincadeiras, na perspectiva do lúdico, debates em grupos e palestras.

Fotos: Filipe Jordão

Entre os temas abordados ao decorrer da formação estiveram: a infância em uma visão antropológica para os povos indígenas; educação das relações étnico-raciais para escolas indígenas; alfabetização e letramento na educação infantil; e inclusão digital.

O evento contou com a participação da secretária de Educação e Esportes, Ivaneide Dantas, professores e professoras da educação indígena, coordenações pedagógicas, lideranças das comunidades, técnicos educacionais das Gerências Regionais de Educação (GRE’s), da Gerência de Educação Inclusiva e da SEDE.

Fotos: Filipe Jordão

“Essa formação teve uma extrema importância para a desconstrução da colonialidade, na busca por mudar perspectivas nas escolas e amenizar efeitos nocivos presentes na sociedade brasileira. Eventos desse porte têm o poder de transformar a educação e fortalecer a todos”, pontuou o gerente de Educação Escolar Indígena, Valdemir Lisboa.

Com o objetivo de alcançar todas as modalidades da educação escolar indígena em Pernambuco, mais formações no segmento estão previstas para o ano de 2024.