Grupos apresentaram experiências vivenciadas em sala de aula
Estudantes e professores de 27 escolas jurisdicionadas à Gerência de Educação Recife Sul realizaram uma feira de matemática com temas relacionados à cultura africana. O evento aconteceu na área de convivência da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE), nessa terça-feira (18).
Os grupos apresentaram as experiências vivenciadas em sala de aula, como jogos, dinâmicas e metodologias geométricas desenvolvidas pelos povos africanos. As produções foram realizadas dentro dos itinerários formativos das unidades curriculares e têm a ver com o tema do ano letivo de 2024: “Relações Ético-Raciais: educar para o (re)conhecimento e valorização da diversidade e da diferença”.
Imagens: Divulgação
Segundo a gerente de Políticas Educacionais do Ensino Médio, Janine Fortunato, a ação foi um momento de troca de experiências. “Essa é uma iniciativa para que os professores e estudantes visualizem as possibilidades pedagógicas a partir de um componente convencional tradicional que é a matemática, sendo abordada de uma maneira diversa, flexível e contextualizada. E isso é possível a partir do Novo Ensino Médio (NEM), que traz os itinerários formativos, sob a perspectiva das trilhas de área de conhecimento”, disse.
O estudante Felipe Gabriel Marcienio, do terceiro ano da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Jornalista Trajano Chacon, do bairro do Cordeiro, no Recife, disse que toda essa vivência foi enriquecedora. “Eu achei super interessante, porque, além da gente aprender muito mais a matemática, a gente aprendeu sobre a cultura africana”, relata.