Iniciativa é fruto de uma parceria entre a SEE e institutos nacionais

Estudantes da Escola Técnica Estadual (ETE) Cícero Dias, situada em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, participaram de uma formação na área de Tecnologia da Informação (TI) através do projeto Piscina Discovery, que faz parte do programa Nave (Núcleo Avançado em Educação), promovido pelos institutos Oi Futuro e Escola 42, em parceria com a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE).

As aulas aconteceram durante toda esta semana no laboratório de informática da unidade de ensino. Participaram cerca de trinta estudantes do 1º ano do ensino médio, matriculados no curso técnico de Programação de Jogos Digitais. Durante a jornada formativa, os jovens tiveram uma imersão sobre HTML, CSS, Shell e Javascript 3, com o incentivo ao trabalho colaborativo, o aprofundamento de conteúdos que eles já vivenciam no dia a dia escolar e o aprimoramento da língua inglesa.

Imagens: Divulgação

O intuito do projeto é qualificar os estudantes da rede pública de ensino para que o mercado de trabalho possa contar com programadores e profissionais de TI cada vez mais qualificados. O estudante Christian Leandro Moura fez parte da capacitação e disse que aprendeu bastante. “Eu achei muito bom o aprendizado. No começo, eu achei que ia ser um pouco pesado, mas estou conseguindo aprender muita coisa mesmo, juntamente com os colegas”, contou.

Ao final da capacitação, cada estudante recebeu um certificado. Para a gerente executiva de Programas, Projetos e Comunicação do Oi Futuro, Carla Uller, essa iniciativa é importante para que os jovens possam estar à frente das inovações tecnológicas do futuro. “Apoiamos o desenvolvimento de indivíduos criativos, conscientes e capazes de liderar a próxima geração de inovações no campo da TI”, afirmou.