Objetivo é apresentar o modelo do ensino integral aos estudantes da rede municipal, além de prepará-los para a prova do Saepe

O projeto “Vem Ser CERu”, idealizado pela Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Professora Jandira de Andrade, em Limoeiro, envolveu estudantes do 9º ano da rede municipal de Ensino da região. Realizado entre os dias 14 e 28 de agosto, o projeto teve como objetivo principal apresentar o modelo de ensino integral da Rede Estadual aos alunos, além de prepará-los para a prova do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (Saepe), trabalhando de forma dinâmica e atrativa as competências de Português e Matemática.

A ação envolve a visita de alunos de diversas escolas municipais de Limoeiro à Erem Jandira de Andrade, onde eles participaram de atividades pedagógicas e recreativas. Eles puderam revisar conteúdos essenciais para o Saepe com o auxílio dos docentes. Além disso, os estudantes também tiveram a oportunidade de conhecer as características do Novo Ensino Médio, as instalações da escola, interagir com professores e compreender melhor os desafios que enfrentarão no ensino médio.

“Tivemos uma programação com atividades como aulões preparatórios, práticas em nossos laboratórios de química, física e biologia, também tivemos experimentos de robótica. Tudo isso foi pensado para que o estudante do 9º ano possa fazer uma escolha consciente e alinhada com suas expectativas futuras, que devem garantir também o seu projeto de vida. Afinal, aqui na escola, nós convidamos o aluno a ser tudo aquilo que ele deseja ser”, disse a professora Ana Priscila.

“Essa atividade foi muito rica e importante para todos nós. Fizemos um trabalho muito dinâmico para atrair a atenção desses estudantes e foi incrível”, destacou a gestora da unidade, Josineide Carvalho. O cronograma das visitas foi organizado em colaboração com as escolas municipais participantes, garantindo a todos a oportunidade de vivenciar a experiência. A escola também providenciou transporte para facilitar o deslocamento dos alunos.